https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/issue/feedEducação, Escola & Sociedade2024-04-26T21:14:19+00:00Heiberle Hirsgberg Horácio e Maria Clara Maciel revista.ees@unimontes.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;"><em>Educação, Escola & Sociedade</em>, eISSN 2594-4002,<em><strong> </strong></em>é editada pelo <a href="https://www.posgraduacao.unimontes.br/ppge" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)</a>. Objetiva contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento da área de Educação e seus aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais. Tem como propósito, ainda, divulgar processos e resultados de pesquisas e de experiências de práticas pedagógicas que têm como foco de análise as teorizações do campo da Educação e sua interface com outras áreas do conhecimento.</p>https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7233Avaliação diagnóstica por rubrica: uma abordagem para identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos2024-04-16T19:01:56+00:00Ariana Barbosa Vianaarianabviana8@gmail.comEdda Curieddacuri@gmail.com<p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">O presente artigo, de forma sistemática, traz uma revisão bibliográfica sobre a avaliação educacional dentro da perspectiva da avaliação diagnóstica, apresentada por meio da descrição sobre o conceito de avaliação, a demonstração de um instrumento avaliativo da rubrica e exemplifica a importante contribuição de um instrumento fidedigno para a averiguação de aprendizagens consolidadas e deficitárias. O estudo mostra diferentes autores que contribuem teoricamente para a elucidação da temática e para uma reflexão equitativa sobre a avaliação educacional. É esperado que o instrumento avaliativo de rubrica seja um ganho de instrumentalização para o educador, versando sobre a verificação dos conteúdos trabalhados e sobre as análises acerca de como o estudante encontra-se em relação à sua proficiência e, com isso, possa auxiliar no </span><em><span style="font-weight: 400;">feedback</span></em><span style="font-weight: 400;"> aos alunos, a fim de identificar e corrigir rotas para uma melhoria educacional.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Avaliação Diagnóstica. Avaliação Educacional. Rubrica. Instrumentos Avaliativos.</span></p>2024-06-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7236Avaliação diagnóstica com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental: análise de resoluções de problemas do campo aditivo2024-04-05T18:13:49+00:00Priscila Bernardo Martinspriscila.bmartins11@gmail.comKelly Cristina Coutinhokellycoutinho@prof.educacao.sp.gov.brClaudia Kelly Augusto Fernandesclaudiakellyaugusto@prof.educacao.sp.gov.br<p>Este trabalho tem como objetivo identificar os dados de uma análise de uma avaliação diagnóstica com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado com 21 estudantes com o propósito de analisar o conhecimento dos estudantes frente o Campo Aditivo. O trabalho é de uma abordagem qualitativa de tipologia documental para análise das sondagens como protocolo de investigação e acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Nos baseamos com as referências da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1996) como fundamento deste trabalho, que identificou dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão e representação das situações problemas apoiando-se na representação pictórica com todos os elementos numerais descritos, onde podemos identificar uma possível consequência do ensino precoce das operações baseadas apenas na formalização do procedimento mecanizado das operações matemáticas.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7203A avaliação da aprendizagem em ambientes gamificados: um mapeamento sistemático2024-04-09T18:00:00+00:00Sílvia Mourão Meirelessilviameireles0@gmail.comJuliano Schimiguelschimiguel@gmail.com<p>A Gamificação tem sido considerada como uma metodologia de engajamento dos estudantes que pode ser aplicada em diversos níveis e contextos educacionais. Além do aspecto motivacional, ela se configura como uma ferramenta de avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, este estudo traçou o objetivo de investigar quais estratégias de avaliação da aprendizagem apoiam as práticas pedagógicas que fazem uso da Gamificação. Foi realizado um Mapeamento Sistemático da Literatura, que se apoiou na base de dados da SciELO, Portal de Periódicos da Capes e nos periódicos RENOTE, RBECT e RBIE. Em princípio, foram selecionados 56 artigos, dos quais 7 foram incluídos no mapeamento. Os resultados apontam que há uma fragilidade na análise específica dos métodos de avaliação da aprendizagem em contextos gamificados, sendo comum a associação do processo de avaliação, ao recurso e à metodologia utilizada. Essa lacuna pode nortear novos estudos com ênfase aos processos da avaliação da aprendizagem nestes ambientes.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7637Avaliação e Educação Especial Inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino médio2024-04-11T21:30:56+00:00Amanda Bobbio Pontaraamandabobbiopontara@gmail.comCarmem Lúcia Costa Amaralcarmem.amaral@cruzeirodosul.edu.br<p>Este artigo examina avaliações realizadas em uma escola estadual de Ensino Médio no Espírito Santo, com dois estudantes da Educação Especial. Um dos estudantes tem Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual (DI), enquanto o outro DI e dificuldades na fala devido à Encefalopatia Crônica. O estudo registra a vivência dos docentes que lidaram com esses estudantes, identificando obstáculos e oportunidades durante a avaliação do aprendizado. Adaptar e personalizar as estimativas para cada aluno foi essencial, levando em consideração suas necessidades específicas. O artigo ressalta a importância da inclusão de alunos com deficiência na avaliação e a necessidade de uma abordagem pedagógica inclusiva para considerar a diversidade de cada estudante. A pesquisa destaca as possibilidades de inclusão dos alunos na avaliação, enfatizando a participação dos profissionais de educação, dos familiares e dos estudantes no processo. O estudo mostra a importância da abordagem que valoriza a diversidade para a inclusão de todos.</p>2024-06-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6518Entre a sociedade, o estado e o capital no campo da Educação a Distância2023-10-31T09:58:34+00:00Bruno Eduardo Slongo Garciaprofessorslongogarcia@gmail.comMayla Cristina Costa Maroni Saraivamayla.c.costa@gmail.comJane Mendes Ferreirajanemff@yahoo.com.brJohnny Ribas da Mottajohnnyribasdamotta@hotmail.com<p>Este estudo tem como objetivo analisar como as lógicas institucionais proporcionaram a mudança na configuração do campo da educação para institucionalizar a educação superior a distância no Brasil. Foi realizada uma pesquisa histórica, seguida da Análise Axiológica dos normativos, contendo a codificação e Análise de Conteúdo. Como achados, relata-se que a modalidade foi inserida no Brasil sob a lógica da educação como valor social. Contudo, a lógica da educação como mercado despertou interesse dos empresários na modalidade e tornou-se híbrida. Posteriormente, essas lógicas foram combinadas com a educação como direito de todos acompanhado pelo Estado, fortalecendo a formação do mercado da EaD.</p>2024-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Educação, Escola & Sociedadehttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6380Avaliação da aprendizagem na educação superior: um desafio a ser enfrentado2023-10-24T14:39:01+00:00Regina de Souza Alvesreginaenfa2010@bol.com.brSílvia Helena Mendonça de Moraesshmoraes17@gmail.comAdriana Katia Corrêaadricor@eerp.usp.br<p><strong>Resumo: </strong>A avaliação da aprendizagem vem se configurando como um desafio para professores, alunos e gestão, pois, assim como a educação, não se trata de uma ação neutra, mas, ao contrário, está impregnada de sentidos, interesses e valores, consubstanciada em uma visão de ser humano, de mundo e de sociedade que a fundamente. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem está localizada em um cenário de múltiplas dimensões (política, pedagógica, social e econômica), havendo diferentes intencionalidades que podem afastá-la do objetivo de contribuir para a efetiva aprendizagem e a formação humana, tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e digna. Este artigo apresenta uma sistematização de concepções que podem contribuir para a compreensão do processo de avaliação na educação superior como um desafio, com a intenção de fortalecer a perspectiva emancipadora da educação e a necessidade da construção de projetos pedagógicos como instrumentos de resistência, bem como dos espaços coletivos de formação docente.</p>2024-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Educação, Escola & Sociedadehttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6405A mecanização da produção escrita na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)2023-10-24T14:32:57+00:00Sandra Mara Mendes da Silva Bassanisbassani@ifes.edu.brGilda de Almeida Bastosgildaab@gmail.com<p>Este artigo busca fazer uma reflexão acerca dos mecanismos utilizados para avaliar a produção textual argumentativa como atividade de linguagem no Exame Nacional do Ensino Médio. Consolidada no modelo positivista por se tratar de um paradigma que não privilegia a organização de pensamentos autônomos e sim uma produção direcionada que se estrutura em um padrão de qualificação próprio, a avaliação da redação do ENEM sustenta-se em um caráter classificatório, sendo um instrumento pragmático para a atribuição de notas e ranking do ensino público e privado no Brasil. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa que se orienta na análise de vários documentos disponibilizados pelo Ministério da Educação que tratam desse processo avaliativo, bem como obras que refletem sobre a escrita de textos. As análises demonstram um exame mecanizado e destituído de finalidades dialógicas, não considerando a escrita como princípio comunicativo e nem como forma emancipatória de expressão.</p> <p> </p>2024-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Educação, Escola & Sociedade