Educação à distância: o ensino e a aprendizagem para além das paredes da sala de aula numa perspectiva vygotskyana
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da educação à distância e a sua concepção de ensino-aprendizagem para construir conhecimento nesta modalidade. Para tanto, utilizou-se das contribuições da teoria de Vygotsky, para explicar o processo de ensino-aprendizagem de uma formação à distância. Inicialmente buscou-se situar o surgimento das técnicas e sua evolução na sociedade, em seguida vislumbraram-se as primeiras experiências da educação à distância de forma geral e especificamente no Brasil, e por último situou-se o ensino-aprendizagem de uma formação construída à distância, numa perspectiva vygotskyana.
Palavras-chave: Educação à distância. Técnica. Evolução. Ensino e aprendizagem.
Downloads
References
Chermann, Mauricio & Bonini, L. Mendes. (2000). Educação a distância: novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela Internet. São Paulo, Brasil: universidade de Bras Cubas.
Lévy, Pierre. (1994). As Tecnologias da Inteligência. Trad. Carlos Irineu da Costa (34rd Ed). Rio de Janeiro, Brasil.
Santos, Boaventura Sousa. (2005). Um discurso sobre a ciência (3rd ed). São Paulo, Brasil: Cortez.
Vygotsky, L. S. (1982). Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Fuenlabrada. Madrid: Gráficas Rogar.
Vygotsky, L. S. (1984). A Formação Social da Mente. São Paulo, Brasil: Martins Fontes.