Considerações sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s): avaliação de AVA’s e avaliação em AVA’s

Authors

  • Rejane Cristina de Carvalho Brito Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Abstract

O trabalho aqui apresentado é um breve estudo sobre a avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o Ensino a Distância e também dos critérios de avaliação da aprendizagem nesses ambientes. A escolha de softwares para o ensino a distância mediado pelo computador deve seguir critérios que contemplem a proposta de ensino do curso a ser oferecido e ser fiel aos princípios pedagógicos da instituição que o oferece. Além disso, o ambiente virtual deve favorecer uma avaliação real da aprendizagem. Com o objetivo de tecer breves considerações sobre os critérios de escolha do ambiente virtual e dos critérios sobre a forma como a avaliação discente deve ocorrer no ensino à distância, esse trabalho traz um apanhado da colaboração de vários autores que já escreveram sobre assunto.

Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ensino a Distância. Avaliação. Aprendizagem. Informática educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMERICAN COUNCIL EDUCATION. Distance Lernaing Evaluation Guide. Ivy Tech State College: ACE: 1996.

CHAPELLE, Caro A. Challenges in Evaluation of innovation: observations from technology research. Disponível em: http://www.rikiwiki.net/members/blogresearch/ blogresearchbase/CALL/evaluation%20of%20innovation%20in%20technology%20research%20chapelle.pdf. Último acesso em: 05/07/2008.

COBB, S V G; NEALE, H R; REYNOLDS, H. Evaluation of virtual learning environments, Proc. 2nd Euro. Conf. Disability, Virtual Reality & Assoc. Techn. Skövde, Sweden, pp. 17- 23. 1998.

FRYDENBERG, Jia. Quality Standards in e-learning: A matrix of analysis. In: International Review of Research in Open and Distance learning. Vol. 3, no. 2. Outubro, 2002.

KHAN, B. H.; GRANATO, L. A. Program Evaluation in Elearning. Disponível em: http://74.220.207.68/~federall/pages/pdfs%20of%20wht%20papers/elearning_program_ evalu ation_by_khan_and_Granato.pdf. Último acesso em: 02/06/22008.

LEVY, M.; STOCKWELL, G. CALL dimensions: options in computer-assisted language learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2006. P.40-83

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo, o ato de avaliar a aprendizagem? In: Pátio - Revista Pedagógica, Ano 3, Nº12, Fevereiro/Abril, 2000 (p.6-11). Porto Alegre: ARTMED Editora.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes; SADE, Liliane Assis. Avaliação, Cognição e Poder. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada.vol.6, n.2, p.33-57, 2006

SANTOS, João Francisco Severo, Avaliação no Ensino a

Distância Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653), 2005.

SCHLEMMER, E.; SACCOL, A. Z.; GARRIDO, S. Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para Educação a Distância como apoio à gestão de EAD. Revista Gestão USP, São Paulo, vol. 14, no. 1. p. 77-91, janeiro-março, 2007.

PALLOFF, R.M.; PRATT, K. The virtual student: a profile and guide to working with online learners. Chapter 8. Assessment and evaluation. p. 89-102. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2003.

PLASS, J. L. Design and Evaluation of the User Interface of Foreign Language Multimedia Software: A Cognitive Approach. Language Learning & Technology. Vol.2 no. 1. p. 40-53.1998.

Published

2010-12-20

How to Cite

CRISTINA DE CARVALHO BRITO, R. . Considerações sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s): avaliação de AVA’s e avaliação em AVA’s. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 3, n. 3, p. 172–186, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/104. Acesso em: 23 nov. 2024.