Multiple Voices and Multiple Senses of Ethnic Belonging: a study of Kiriris and Payayás indigenous remnants

Authors

DOI:

10.46551/ees.v14n16a10

Keywords:

Dialogy, Ethnic Identity, Indigenous remnants

Abstract

In this article we present epistemological aspects that contribute to the analysis of the constitution of the ethnic identity of one of the human groups that make up the diversity of the remnants of the Kiriris and Payayás indigenous peoples, in the district of Missão do Sahy, in Senhor do Bonfim, Bahia. Methodologically, we use oral history to approach the constitutive processes of the indigenous remnants and, consequently, contribute to the cultural strengthening of the ancestors of the Kiriris and Payayás who reside there. The results show us that, through a dialogical action, it was possible to contribute to the process of building the ethnic identity of the subjects involved.

Keywords: Dialogy. Ethnic Identity. Indigenous remnants.

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Author Biographies

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Pedagoga, com Doutorado e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atuou na Pró-Reitoria de Graduação, coordenando o Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior (NUFORDES) e presidindo o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério a Educação Básica. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da UFRB/Cetens. Anteriormente atuou como docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus de Senhor do Bonfim/BA, quando exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Foi docente da Faculdade Maria Milza (FAMAM) e atuou em instituições de educação básica. Suas pesquisas perpassam pela constituição dos processos identitários de comunidades indígenas, quilombola e campesinas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Culturas e Identidades, Culturas de Infâncias e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui livro e artigos publicados de sua autoria e em coautoria.

Kleber Peixoto de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Pedagogia (1996) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Na mesma instituição realizou sua Especialização em Educação (2004) e Mestrado em Educação (2006). É doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, em parceira com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi docente na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Faculdade Maria Milza (FAMAM), nesta última foi coordenador do curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde desenvolve atividades docentes/investigativas no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), sendo professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, curso através do qual foi coordenador do subprojeto Tecendo Saberes e Constituindo a Docência no Contexto do Campo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE CAPES/MEC). Como membro do Núcleo de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB orientou e compôs bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, também vem participando dos eventos organizados pelo Núcleo e por outras instituições que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo. Dentre as áreas de atuação docente e de pesquisa a Educação Especial Inclusiva aparece com certo destaque, pois, ministra componente curricular e desenvolve a pesquisa de doutorado nessa área. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA/CETENS/UFRB), através do qual foi indicado para uma Missão de Estudo (Março a Setembro de 2017) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

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Published

2021-08-11

How to Cite

SOUZA, Leila Damiana Almeida dos Santos; SOUZA, Kleber Peixoto de. Multiple Voices and Multiple Senses of Ethnic Belonging: a study of Kiriris and Payayás indigenous remnants. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, vol. 14, no. 16, p. 1–26, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a10. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4218. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares