Education for work: a comparative study between LDB/1961 and LDB/1996
Abstract
O presente artigo tem por objetivo discutir as relações entre os modelos de organização do sistema de ensino e as transformações do mundo do trabalho, no Brasil, em dois momentos distintos. Para tanto, utilizar-se-á da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 (Lei nº. 4.024, de 20/12/1961) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (Lei nº. 9.394. de 20/12/1996), haja vista ambas se adequarem de forma ímpar às conjunturas históricas em que emergem, no concernente ao mercado de trabalho, possibilitando uma melhor compreensão das relações entre o sistema educacional e o mundo do trabalho, a saber, o período do nacional-desenvolvimentismo e as consequências do processo de reestruturação produtiva, respectivamente. Por meio de uma análise comparativa, pôde-se constatar que há uma progressiva marcha das políticas públicas de educação a uma formação para o trabalho, de cunho privatista, em detrimento de uma formação integral do aluno.
Palavras-chave: Educação. Desenvolvimento. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Método comparativo.
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