Linguistic adequacy: the inference of the virtual dialect (internetes) in the writing of standard portuguese in the classroom
Abstract
O ritmo acelerado imposto pelos novos géneros digitais da internet como salas de bate-papo, sites de relacionamento como Orkut, conversas online, como o Messenger, comentários em blogs e até mesmo o correio eletrônico (e-mail) propiciou a criação de um idioma próprio, o “internetês”. Este dialeto do mundo virtual facilita a interação nas conversas online, por dispor de recursos como abreviações e substituição de letras, que diminuem o número de caracteres a serem digitados. Com tanta praticidade, o linguajar se difundiu rapidamente em quase todos os ambientes da rede mundial de computadores. Não é muito raro encontrar internautas fazendo uso das palavras além do limite do compreensível. É evidente que a língua é viva e sempre vai mudar. As implicações começam a ser evidenciadas quando o “internetês” transpõe as barreiras do mundo virtual e invade ambientes não apropriados, como a sala de aula. Os adolescentes passam muito tempo navegando na internet, e praticamente escrevem fazendo uso do linguajar virtual, levando cada vez mais influências desse processo para a sala de aula.
Palavras-chave: Internetês. Adequação linguística. Gêneros digitais.
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References
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