Reflexão crítica dos programas de formação de professores a distância: o pró-licenciatura

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Abstract

Para discutir as contribuições do Pró-Licenciatura, um dos principais projetos de formação de professores para educação básica, a distância, é necessário discutir além da abrangência, do ritmo e alcance de tal programa, questões mais gerais sobre a utilização da EaD na educação e, principalmente, na formação de professores, com uma visão mais precisa de que projeto de sociedade almejamos construir. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir a formação de professores nos seus aspectos da estrutura e da superestrutura da sociedade e a sua materialização em uma política pública específica. Optamos em realizar uma pesquisa com ênfase no método de análise de conteúdo, que concentrou-se em documentos expedidos pelo Governo Federal, nos quais explicita sua intenção, sua concepção e sua linha de ação para consolidar uma política pública no âmbito da formação de professores na modalidade a distância, dialogando com autores que discutem política pública, Educação a Distância, novas tecnologias, Estado e educação, entre eles Camoy (1987), Scaff (2000), Barreto (2001), Belloni (2001), Pretto (2001) e Frigotto (1995). Como conclusão é formulada a hipótese que a política de formação de professores no Brasil está alinhada às orientações dos organismos internacionais e consequentemente na política neoliberal.

Palavras-chave: Educação a Distância. Políticas Públicas. Formação de Professores.

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References

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Published

2008-12-20

How to Cite

VIEIRA, Fábia; LAZZAROTTI FILHO, Ari; MORAES, Raquel. Reflexão crítica dos programas de formação de professores a distância: o pró-licenciatura. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, vol. 1, no. 1, p. 91–105, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/527. Acesso em: 22 jul. 2024.