A influência das práticas pedagógicas inovadoras na cotidianeidade docente

Authors

  • Alany Sá Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Catiane Souza Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Danielle Arrébola Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Laiany Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Jussara Guimarães Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Abstract

Este artigo tem como escopo. relatar pesquisa de campo realizada em instituições particulares e pública estadual das séries iniciais do ensino fundamental de Montes Claros/MG, com o intuito de observar a influência das práticas pedagógicas inovadoras utilizadas no cotidiano escolar, uma vez que as inovações constituem-se em possibilidades de mudança e melhoria do ensino-aprendizagem entre todos os envolvidos do processo educativo. Faz-se necessário, um trabalho conjunto e a tomada de atitudes e posturas que favoreçam a aplicação desse processo tão complexo como necessário. Dessa forma, a presente pesquisa relata a importância da atualização e aperfeiçoamento da ação docente em sala de aula, para que a busca e a produção dos conhecimentos se tornem mais prazerosas.

Palavras-chave: Inovação. Professor. Aluno. Escola e aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FERNÁNDEZ, José Tejada. O docente inovador. In: LA TORRE, Saturnino; BARRIOS, Oscar. Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002.

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DAYRELL, Juarez (Org). Múltiplos olhares sobre educação e cultura, Belo Horizonte: UFMG, 1996.

FERRAZ, Maria Cláudia Reis; MACEDO, Stella Maris Moura de. As Influências de um rio chamado avaliação escolar. In: ESTEBAN, Maria T. Escola, Currículo e Avaliação. São Paulo: Cortez, 2003.

HERNÁNDEZ. Fernando. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 308p.

Published

2008-12-20