O livro didático no contexto da formação do licenciado em Biologia: análise de projeto pedagógico de cursos

Authors

DOI:

10.46551/ees.v18n20art05

Keywords:

Ensino de Ciência, Instrumentação para o ensino, didática

Abstract

Abstract: This research analyzed the pedagogical project of courses (PPC) of Licentiate in Biology at public institutions in the Northeast to raise the insertion of textbooks in the teacher training process. Thus, 36 courses from 29 institutions from all northeastern states have their PPC. The textbook (TB) has a greater presence in 27 courses, being indicated in disciplines and the competencies of the graduate. The TB was not identified in the design of the UFRN, URCA, and UEMA courses. The UEFS course is the only one to have a specific subject on TB, but in the IFPI the TB has a highlighted treatment. In the courses, the TB always appears with its role as a facilitator of learning with texts and activities in Science and Biology, without a social character in the formation of the citizen.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file >. Acesso em: 17 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, 2019. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D>. Acesso em: 17 set. 2022.

DANTE, L.R. Livro Didático de matemática: uso ou abuso? Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 83-97, 1996.

FREITAS, Antônio Alberto da Silva Monteiro. Construção coletiva do PPC: a experiência do curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 16, n. 31, p. 157 - 173, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6.ed. São Paulo, Atlas, 2017.

LEVASDOVSKI, Ana Rita. A formação inicial de professores de Biologia: uma análise crítica sobre um projeto pedagógico de curso a partir da matriz do saber. 212 f. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina.

MAGALHÃES, Altina Costa. Recursos didáticos disponíveis nas escolas públicas: limitações e dificuldades na utilização dos mesmos. Webartigos.com, publicado em 16 Fev. 2012. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/recursos-didaticos-disponiveis-nas-escolas-publicas-limitacoes-e-dificuldades-na-utilizacao-dos-mesmos/84357. Acessado em: Nov. 2022.

OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes; ALVES, Fernanda Iassenck de Matos; ALMEIDA, Mônica Patrícia; DOMINGUES, Fernanda Alves Domingues; OLIVEIRA, André Luís Oliveira. Formação de Professores em Foco: Uma Análise Curricular de um Curso de Licenciatura em Química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 2, p. 137-158, 2017.

PINHEIRO, Regiane Machado de Sousa; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; QUEIROZ, José Rildo de Oliveira. As políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e81261, 2021.

QUESADO, M. O papel dos aspectos da natureza da Ciência em livros didáticos de Ciências – uma análise textual. In: MARTINS, I.; GÔUVEA, G.; VILANOVA, R. (Org.). O livro didático de Ciências: contexto de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012. p. 91-104.

RODRIGUES, L.Z. O professor e o uso do livro didático de Biologia. 238 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

ROSA, M.A. O Uso do Livro Didático de Ciências na Educação Básica: Uma Revisão dos Trabalhos Publicados. Contexto& Educação, v. 32, n. 103, p. 55-86.

ROSA, M.A.; MOHR, A. Seleção e uso do livro didático: um estudo com professores de ciências na rede de ensino municipal de Florianópolis. Revista Ensaio, v. 18, n. 3, p. 97-115, 2016.

SANTOS, Cibele Mendes Curto dos. O livro didático do ensino fundamental. 2007. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

SCHMIDT, S. Os primeiros livros didáticos. Pesquisa (FAPESP), v. 305, p. 90-93.

SGNAULIN, India Mara. Seleção e uso do livro didático de Ciências por professores iniciantes e experientes, da rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 2012. 141 f. Dissertação de mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2012.

SOBRINHO JR., João Ferreira; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22012, 2022.

VALENTE, J.A. Uso da internet em sala de aula. Educar em Revista, Curitiba, v. 19, p. 131-146, 2002.

UEFS. Universidade Estadual de Feira de Santana. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Projeto Pedagógico de Curso. 194 f. Feira de Santana: Colegiado do Curso de Ciências Biológicas, 2018.

VASCONCELOS, M.C.C.; PLÁCIDO, N.S.O. O livro didático de biologia como instrumento de apoio para o entendimento da nova biologia. Cadernos de Graduação (Ciências Biológicas e da Saúde), Aracaju, v. 1, n. 16, p. 11-20, 2013.

Published

2023-09-29

How to Cite

PEREIRA, N. S.; SANTOS, L. H. O.; DOS SANTOS, F. de A. R. O livro didático no contexto da formação do licenciado em Biologia: análise de projeto pedagógico de cursos. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–15, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6114. Acesso em: 21 nov. 2024.