Ao paladar do leitor em formação:

uma proposta de trabalho com o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga

Authors

DOI:

10.46551/ees.v18n20a02

Keywords:

Ensino de Literatura, Letramento Literário , Sequência Básica, Lygia Bojunga , Conto

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica no Ensino Fundamental II a partir da “sequência básica” proposta por Rildo Cosson (2018), que contempla quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação. Esta proposta está ancorada no entendimento de que a leitura constitui uma etapa fundamental na vida individual, social e cultural de todo o ser humano e visa contribuir com o desenvolvimento das competências leitoras e do senso crítico de alunos do oitavo ano. O corpus principal é o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga. No percurso por nós trilhado, para refletirmos acerca da leitura literária, seu poder de humanização e do processo de escolarização da literatura, recorremos aos estudos de Bamberger (2005), Candido (1995, 2002), Paulino (2014) e Soares (2011). Objetivando situar Lygia Bojunga na literatura infantil e juvenil, pautamo-nos em Souza (2006), Perrotti (1986), Bordini (1998) e Lajolo e Zilberman (2006).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adilson dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Adilson dos Santos. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Paraná, Brasil. Contato: adilson.letras@yahoo.com.br. Orcid ID: http://orcid.org/0000-0002-9322-0226.

Andreia Jaqueline Bach, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Andreia Jaqueline Bach. Mestranda do PROFELETRAS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora do Colégio Estadual Cívico-Militar Frentino Sackser. Paraná, Brasil. Contato: andreia.bach@escola.pr.gov.br. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-2948-5852.

Fernanda Gregol Veronez , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Fernanda Gregol Veronez. Mestranda do PROFLETRAS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva. Paraná, Brasil. Contato: hableconlafer@gmail.com.br. Orcid ID: 0000-0002-1587-2966.

Robson Rosa Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Robson Rosa Schmidt. Mestrando do PROFLETRAS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professor da Escola Estadual Ary Borba Carneiro. Paraná, Brasil. Contato: robson.schmidt@escola.pr.gov.br. Orcid ID: https://orcid.org/0009-0007-9508-2684.

References

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7. ed. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Ática, 2005.

BOJUNGA, Lygia. O bife e a pipoca. In: ______. Tchau. 17. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2003,p. 41-83.

BORDINI, Maria da Glória. A literatura infantil nos anos 80. In: SERRA, Elizabeth D’Angelo. (Org.). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas: Mercado de Letras / ALB, 1998,p. 33-45.BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases daeducação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em 14 mar. 2023.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: ______. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002,p. 77-92.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995,. 235-263.

CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1993.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.

MERITH-CLARAS, S. Entre cheiros e texturas, triagens e misturas: a exclusão social da perspectiva da semiótica tensiva no conto “o bife e a pipoca”. Revista do GEL, v. 18, n. 1, p. 129–144, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3098. Acesso em 31 out. 2022.

MORAIS, Josenildo Oliveira de. A literatura infantil como instrumento de denúncia da ditadura militar. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) –Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande.PAULINO, Graça. Leitura Literária. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (Orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/leitura-literaria#:~:text=A%20leitura%20se%20diz%20liter%C3%A1ria,texto%20lido%20uma%20intera%C3%A7%C3%A3o%20prazerosa. Acesso em 14 mar. 2023.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009,p. 61-79.PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO,Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOUZA, Gloria Pimentel Correia Botelho de. A literatura infanto-juvenil brasileira vai muito bem, obrigada! São Paulo: DCL, 2006.

SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. v. 2. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 101-107. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/381259/1/caderno-formacao-pedagogia_10.pdf. Acesso em: 19 mar. 2023.

Published

2023-08-25

How to Cite

DOS SANTOS, A.; JAQUELINE BACH, A.; GREGOL VERONEZ , F.; ROSA SCHMIDT, R. Ao paladar do leitor em formação:: uma proposta de trabalho com o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–25, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6398. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar