Ao paladar do leitor em formação:
uma proposta de trabalho com o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga
DOI:
10.46551/ees.v18n20a02Keywords:
Ensino de Literatura, Letramento Literário , Sequência Básica, Lygia Bojunga , ContoAbstract
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica no Ensino Fundamental II a partir da “sequência básica” proposta por Rildo Cosson (2018), que contempla quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação. Esta proposta está ancorada no entendimento de que a leitura constitui uma etapa fundamental na vida individual, social e cultural de todo o ser humano e visa contribuir com o desenvolvimento das competências leitoras e do senso crítico de alunos do oitavo ano. O corpus principal é o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga. No percurso por nós trilhado, para refletirmos acerca da leitura literária, seu poder de humanização e do processo de escolarização da literatura, recorremos aos estudos de Bamberger (2005), Candido (1995, 2002), Paulino (2014) e Soares (2011). Objetivando situar Lygia Bojunga na literatura infantil e juvenil, pautamo-nos em Souza (2006), Perrotti (1986), Bordini (1998) e Lajolo e Zilberman (2006).
Downloads
References
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7. ed. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Ática, 2005.
BOJUNGA, Lygia. O bife e a pipoca. In: ______. Tchau. 17. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2003,p. 41-83.
BORDINI, Maria da Glória. A literatura infantil nos anos 80. In: SERRA, Elizabeth D’Angelo. (Org.). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas: Mercado de Letras / ALB, 1998,p. 33-45.BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases daeducação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em 14 mar. 2023.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: ______. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002,p. 77-92.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995,. 235-263.
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1993.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.
MERITH-CLARAS, S. Entre cheiros e texturas, triagens e misturas: a exclusão social da perspectiva da semiótica tensiva no conto “o bife e a pipoca”. Revista do GEL, v. 18, n. 1, p. 129–144, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3098. Acesso em 31 out. 2022.
MORAIS, Josenildo Oliveira de. A literatura infantil como instrumento de denúncia da ditadura militar. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) –Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande.PAULINO, Graça. Leitura Literária. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (Orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/leitura-literaria#:~:text=A%20leitura%20se%20diz%20liter%C3%A1ria,texto%20lido%20uma%20intera%C3%A7%C3%A3o%20prazerosa. Acesso em 14 mar. 2023.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009,p. 61-79.PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO,Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SOUZA, Gloria Pimentel Correia Botelho de. A literatura infanto-juvenil brasileira vai muito bem, obrigada! São Paulo: DCL, 2006.
SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. v. 2. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 101-107. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/381259/1/caderno-formacao-pedagogia_10.pdf. Acesso em: 19 mar. 2023.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação, Escola & Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.