A sociolinguistic look at the influence of orality in texts written by elementary school students

Authors

DOI:

10.46551/ees.v20n22art04

Keywords:

Língua portuguesa, Língua oral, Língua escrita, Erro

Abstract

This research analyzed the assumptions of sociolinguistics regarding the existence or not of orality phenomena in written productions of elementary school students in a state public school in Maceió. The theoretical contribution was centered in the studies of oral language and written language of Marcuschi (2010) and the conceptions of errors pointed out by Bortoni-Ricardo (2005). The methodology was based on the investigation of written productions of the textual genre letter of request, having as collaborators students of the 6th and 9th year, of sexes/genres female and male, of the same school in Maceió. The results indicated that 9th grade students have fewer oral records in their written texts compared to 6th grade students. There is, therefore, confirmation that the practices experienced in the field school have contributed to a reflection on the use of the language by the students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aldir Santos De Paula, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras pela UNICAP e doutor  em Linguística pela UNICAMP. Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Líder, juntamente com professora Núbia Rabelo Baker Faria, do Grupo de pesquisa ‘Línguas Brasileiras: análise, aquisição e ensino’ e coordenador do Núcleo de Estudos Indigenistas da Universidade Federal de Alagoas.  Atua como professor da Graduação em Letras-Português,  na Pós-Graduação Acadêmica (PPGLL)  e Profissional (ProfLetras) da Faculdade de Letras – UFAL e em  vários programas de formação de professores indígenas. Na graduação, desenvolve atividades de pesquisa e ensino e atua como professor nas disciplinas de Fonologia do Português, Morfologia do Português e Sociolinguística. Na Pós-Graduação,  atua como professor nas disciplinas Estudos Fonológicos e Estudos Morfológicos e Tópicos em Teoria e Análise Linguística. Atualmente, é coordenador do ProfLetras – Ufal, um programa em rede voltado para a formação de professores de Língua Portuguesa.

Melbiany Barros Saraiva, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas em 2006, momento em que iniciou de forma elementar os seus estudos sociolinguísticos, resultando no seu Trabalho de Conclusão de Curso com o título ‘A redução das proparoxítonas na fala da comunidade maceioense’; concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas em 2019, período em que se dedicou ao estudo da realidade sociolinguística em escola pública de Maceió, considerando particularmente a abordagem sobre a influência da modalidade oral nas produções escritas de alunos do Ensino Fundamental. Atualmente, cursa doutorado em Linguística e Literatura pela Universidade Federal de Alagoas e é professora do Ensino Regular pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Estuda a área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando especialmente em pesquisa sociolinguística, que aborda as construções de tópico, observando a ordem dos constituintes em relatos de alunos da Educação Básica na busca de compreender fenômenos orais e escritos da língua portuguesa no ambiente escolar.

References

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no

caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAGNO. M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49ª Ed. São Paulo: Loyola,

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de

aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? São Paulo: Parábola,

DE PAULA, A.S. O trabalho de campo sociolinguístico. In: Costa, J.F; SANTOS, R.L.A;

VITORIO, E.G.S.L.A (orgs.) Variação e mudança linguística no estado de Alagoas.

Maceió: EDUFAL, 2011.

ELIAS, V. M. Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita, leitura. In: Oralidade.

São Paulo: Contexto, 2010.

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1984.

ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. 6. ed. São Paulo:

Contexto, 2006.

LABOV, W. The intersection of sex and social class in the course of linguistic change.

Language variation and change, v. 2, n. 2, p. 205-254, 1990.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Trad. de M. Bagno; M. M. P. Scherre; C. R.

Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 [1972].

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. Ed. São

Paulo: Cortez, 2010.

MATTOS E SILVA, R. V. O português são dois: variação, mudança, norma e a questão

do ensino de português no Brasil. In: O português são dois: novas fronteiras, velhos

problemas. São Paulo: Parábola, 2004. p.128-151

MEURER, J. L., MOTTA-ROTH, D. Gênero e ensino. In: Gêneros textuais. Bauru:

EDUC, 2002.

NEVES, M. H. de M. Que gramática estudar na escola? 3ª ed., 2ª reimpressão. São

Paulo: Contexto, 2009.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado das

Letras, 1996.

POSSENTI, S. Erros de escrita, propositais ou não. Pixuleco é inflável ou inFlávio?

Disponível em

Rede Brasil Atual>. Acesso em: 04 fev. 2023.

SOARES, M. Português: uma proposta para o letramento. Livro do Professor. São Paulo:

Moderna, 1999.

TARALLO, F. A pesquisa Sócio-Lingüística. São Paulo: Ática, 1990.

WOLF, R. A. P. O erro como estratégia de trabalho no ensino fundamental. Analecta.

Guarapuava, Paraná. v. 2 n. 2 p. 85-97, jul./dez. 2001.

Published

2024-10-18

How to Cite

SANTOS DE PAULA, Aldir; BARROS SARAIVA, Melbiany. A sociolinguistic look at the influence of orality in texts written by elementary school students. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, vol. 20, no. 22, p. 1–23, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6452. Acesso em: 28 oct. 2024.