Metacognição e letramento digital:
proposta de intervenção pedagógica com foco na identificação de notícias falsas em contextos escolares
DOI:
10.46551/ees.v17n19a02Keywords:
Estratégias metacognitivas de leitura, Letramento digital , Fake New , Proposta pedagógica de intervençãoAbstract
This master's level study, within the scope of the Professional Master's Program in Portuguese Language, aims to report and discuss a pedagogical intervention proposal focused on reading strategies and digital literacy activated by 9th grade students in identifying fake news in Portuguese Language classes. The guiding hypothesis was that, through a pedagogical intervention, students could understand news facts and position themselves in relation to their nature. To uphold the discussion, the theoretical framework was based on Alves Filho (2011), Dell'Isola (2001), Flavell (1976), Kleiman (2000), Solé (1998), Van Dijk (1988), among others. Methodologically, it is qualitative research of applied nature since the proposal results from activities carried out with the mentioned class. It was found that students succeeded in identifying fake news when they combined reading strategies with digital literacy strategies.
Downloads
References
ALVES FILHO, Francisco. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas do leitor no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.
A Comissão de Direitos Humanos da OAB pede afastamento do sniper que abateu sequestrador no RJ. Riachuelo em ação, 2019. Fonte: http://wwwriachueloemacao.blogspot.com/2019/08/a-comissao-de-direitos-humanos-da-oab.html?m=1Acesso em: 31 dez. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 7. ed. Brasília: Câmara dos Deputados; Edições Câmara, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular.Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 13 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56621-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estrutura-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 set. 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de EducaçãoFundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROWN, Ann Lesley. Metacognitivedevelopment and reading. Cambridge University Press, 1983.COSCARELLI, CarlaViana(Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016.DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura:inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001.
FIGUEIRAS, Filipo Pires. (Des)Notícia: a (des)construção de um gênero discursivo.Letras em Revista, Teresina, v. 08, n. 01, jan./jun. 2017.FLAVELL, Jhon. Metacognitionand cognitive monitoring. American Psychologist, 34, 906-911, 1976.
FLAVELL, Jhon. Speculations about the Nature and Development of Metacognition. In: WEINERT, Franz.; KLUWE, Rainer. (Orgs.). Metacognition, motivation, and understanding. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1, 1987. p. 21-29.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor:aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.
KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. 3. ed. Campinas: Pontes, 2008.
Mulher reza diariamente para boneco de 'Senhor dos Anéis' por engano. O Estado de São Paulo, 2017. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,mulher-reza-diariamente-para-boneco-de-senhor-dos-aneis-por-engano,10000097903. Acesso em 09 de set. 2019.
NOVAIS, Ana Elisa; RIBEIRO, Ana Elisa; D’ANDRÉA, Carlos. Wiki: escrita colaborativa. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 17, n. 101, p. 22-29, 2011.
SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros.O Letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual a partir de atividades com canções e outros textos multimodais em Língua Inglesa. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica). Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2017.
SIM-SIM. Inês.O Ensino de leitura: a compreensão de textos.Lisboa: Ministério da Educação, 2007.
SOLÉ,Isabel. Estratégias de leitura.Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Turistas franceses são presos na Itália por furto de 40 quilos de areia da praia. Portal G1, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2019/08/19/turistas-franceses-sao-presos-na-italia-por-furto-de-40-quilos-de-areia-da-praia.ghtml Acesso em: 31 dez. 2019.
Uma corrente de whatsapp pode atingir todos os brasileiros?Agência de Jornalismo Investigativo, 2017. Disponível em: http://apublica.org/2017/03/truco-uma-corrente-de-whatsapp-pode-atingir-todos-os-brasileiros/. Acesso em: 30 dez. 2019.
Urgente! Bactéria da Doença do beijo deve se alastrar no carnaval. Amazoniaqui, 2018. Fonte: https://amazoniaqui.com.br/urgente-bacteria-da-doenca-do-beijo-deve-se-alastrar-no-carnaval. Acesso em: 31 dez. 2019.
VAN DIJK, TeunAdrianus. News as discurse.New Jersey: Lawreence Erlbaum Associates, 1988.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação, Escola & Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.