Proposta de atividade epilinguística para o ensino de concordância verbal

Authors

DOI:

10.46551/ees.v18n20a03

Keywords:

Concordância verbal, Atividades epilinguísticas, Ensino de gramática

Abstract

The objective of this study is to propose an activity for teaching 3rd person plural verbal agreement, a linguistic phenomenon highly valued in Portuguese classes, which, if it does not occur according to the standard norm, constitutes a stigmatizing factor of social distinction. In this context, it is important that the verbal agreement approach is given in a more productive way, presenting epilinguistic activities, which excel in reflection and awareness of how linguistic phenomena occur. Furthermore, considering that verbal agreement is a variable phenomenon in Brazilian Portuguese, it is important that it be approached according to the assumptions of the pedagogy of linguistic variation, which legitimizes the norm mastered by students and uses it as a starting point for the acquisition of prestigious norms. This study is relevant because it proposes material aligned with innovative linguistic theories and, therefore, with official guidelines present in documents such as PCN (1998) and BNCC (2017).

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Author Biographies

Gustavo Henrique Viana Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2015). É especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2020) pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Letras (2019) pela mesma universidade, estudando, principalmente, sobre o ensino de gramática na educação básica à luz da Pedagogia da Variação e da Gramática Contextualizada. É Doutorando em Linguística pelo Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Atua como professor da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará, para a qual contribuiu, ainda, como elaborador de material didático e formador de pares.

Valdinar Custódio Filho, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Mestre (2006) e doutor (2011) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, atualmente realizando estágio pós-doutoral na mesma instituição. Professor adjunto K do Curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Ceará (2016 em diante). Membro do Grupo Protexto. Produtor de material didático para o ensino fundamental e o ensino médio. Experiência nas áreas de Linguística Textual, ensino-aprendizagem de língua portuguesa e formação de professores.

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Published

2023-08-25

How to Cite

VIANA LOPES, G. H.; CUSTÓDIO FILHO, V. Proposta de atividade epilinguística para o ensino de concordância verbal. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–21, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6465. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar