Mapping of national literacy public policies in Brazil

Authors

DOI:

10.46551/ees.v20n22art02

Keywords:

Políticas Públicas de Alfabetização, Alfabetização, Histórico das políticas de alfabetização

Abstract

This documentary research sought to map the national literacy public policies in Brazil, from 1985 to 2022. Reflecting on public policies implies analyzing the historical, political and economic context in which these policies were elaborated. Globalization and neoliberalism are the background of this context that begins to intensify in the 1980s. Thus, it is this scenario based on a neoliberal policy and economic and cultural globalization that important meetings were held to implement a world education agenda. The results of this research demonstrate that we still lack literacy public policies that bring effective results to overcoming illiteracy among young people and adults and a strengthening of pedagogical practices for children's literacy that are really effective in the success of the process of learning to read and write.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Viviane Patricia Colloca Araujo, UNIP/Ribeirão Preto Pedagogia

Doutora em Educação na área de Processos de Ensino e Aprendizagem pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) (2009); Mestre em Educação na área de Fundamentos da Educação também pelo PPGE/UFSCar (2003); e Licenciada em Pedagogia pela UFSCar (1999). Professora Titular da Universidade Paulista - UNIP, campus Ribeirão Preto e São José do Rio Pardo. Coordenadora Local do curso de Pedagogia na UNIP/Ribeirão Preto. Diretora de Escola na Prefeitura Municipal de São Carlos.

References

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto

Pinheiro. Rio de Janeiro: Edições 70, 1979. 222 p.

BRASIL. Decreto nº 4.834, de 8 de setembro de 2003. Cria o Programa Brasil

Alfabetizado, institui a Comissão de Alfabetização e da Medalha Paulo Freire, e dá outras

providências.

Disponível

em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4834.htm#:~:text=DECRETO%20

N%C2%BA%204.834%2C%20DE%208%20DE%20SETEMBRO%20DE%202003.&t

ext=Cria%20o%20Programa%20Brasil%20Alfabetizado,que%20lhe%20confere%20o

%20art.Acesso Acesso em: 15/04/2022.

BRASIL. Decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a reorganização do

Programa Brasil Alfabetizado, visando a universalização da alfabetização de jovens e

adultos de quinze anos ou mais, e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6093.htm Acesso

em: 22/04/2022.

BRASIL. Decreto nº 10.959, de 8 de fevereiro de 2022. Dispõe sobre o Programa Brasil

Alfabetizado.

Disponível

em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019

/2022/Decreto/D10959.htm#art18 Acesso em: 22/04/2022.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Manual do Pacto. Brasília:

MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação –

PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacaolei-n-13-005-2014. Acesso em 18/07/2020.

BRASIL. Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Mais Alfabetização. Brasília: Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/86401-portaria-142-2018-pmalfa002/file Acesso em: 01/05/2023.

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/71137476/do1e-2019-04-11-decreto-n-9-765-de-11-de-abril-de-2019-71137431 Acesso em: 12/10/2022.

BURBULES, Nicholas C.; TORRES, Carlos Alberto. Globalização e Educação: uma introdução. In: BURBULES, Nicholas C.; TORRES, Carlos Alberto. Globalização e Educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004, p. 11-26.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99p.

MALAGUTI, Manoel [et al.] (orgs.). Neoliberalismo: A tragédia do nosso tempo. 2ª ed., São Paulo: Cortez, 2000. 120 p.

MINAYO, Maria C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ª ed., São Paulo: Hucitec, 2004. 269 p.

SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2020.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem. Tailândia/Jomtien, março de 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm Acesso em: 08/05/2018.

Published

2024-10-17

How to Cite

ARAUJO, V. P. C. Mapping of national literacy public policies in Brazil. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 20, n. 22, p. 1–20, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6891. Acesso em: 21 nov. 2024.