The importance of formative rigor and active methodology in the process of human constitution

Authors

DOI:

10.46551/ees.v20n22art07

Keywords:

Educação, Práxis Pedagógica, Ensino, Aprendizagem

Abstract

This essay intends to point out educational paths that allow teachers and students to reflect and transforming action both in educational dynamics and in societies. The research problem is: What is the role of formative rigor for human formation? What is the meaning of the active methodology as a perspective of innovation and authentic training of subjects? Is it possible to deal with formative rigor through the active methodology? The objective of the research is to analyze the role of the educational space and its potential in the development of processes that promote reflection, creativity and innovation. A literature review is carried out methodologically in order to open investigative horizons on current educational perspectives. It is understood that rigor is essential in the teaching and learning process, and can be leveraged from the active methodology, which places the student as an active agent in the construction of knowledge and, properly in the development of their human condition in the world.

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Author Biographies

Volnei Fortuna, Universidade La Salle Canoas - RS

Graduado em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Pós-Graduado em Educação, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, realizada pelo IFIBE,
em parceria com a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e Associação Cultural de Mulheres Negras de Passo Fundo (ACMUN). Formação Pedagógica de
Docente para a Educação Básica e Profissional, realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - Canoas
(UNILASALLE). Participou do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental do município de Passo Fundo. Foi educador do
IFRS Campus Sertão. Atuou como Coordenador de Projeto da Associação das Entidades do Projeto TransformAção. Foi professor da Pós-graduação Paulo Freire e a
Pedagogia da Libertação (CENSUPEG) e Coordenador Pedagógico do Colégio Salvatoriano Bom Conselho. Autor do livro Epistemologia, ética e práxis pedagógica
em Paulo Freire.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas - RS

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI -Campus Frederico Westphalen (2015), Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade (2020),Especialização em Psicopedagogia Institucional (2011), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade deTecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente do curso de Pedagogia, coordenadora e pesquisadorapermanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Tem experiência na Educação Básica,Ensino Técnico e de Idiomas, com ênfase na formação docente. Linha de pesquisa: Formação de Professores,Teorias e Práticas Educativas, atuando principalmente nos temas: formação docente, aprendizagem,protagonismo estudantil, autonomia, processos educativos, gestão e participação democrática, currículodisruptivo e políticas públicas educacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentescontextos - Unilasalle. Membro do Conselho Científico de Pesquisa e Extensão (CCPE) da Unilasalle. Membro doConselho Municipal de Educação do município de Canoas, RS (2019-2023). Tradutora da RIFP (RevistaInternacional de Formação de Professores), membro dos conselhos editorial das Edições Hipótese, RevistaVivências e Revista de Educação da ANEC. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro Educação eFormação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades,lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais einternacionais, e capítulos de livros.

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Published

2024-11-02

How to Cite

FORTUNA, V.; SUSANA JUNG, H. The importance of formative rigor and active methodology in the process of human constitution. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 20, n. 22, p. 1–17, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art07. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7123. Acesso em: 22 dec. 2024.