A Educação Libertadora e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia

possibilidades e desafios para a formação de professores

Authors

DOI:

10.46551/ees.v20n22art01

Keywords:

Educação Libertadora, Formação de Professores, LGBTQIA fobia

Abstract

O presente artigo buscou analisar as contribuições da Educação Libertadora para a formação de professores, no que se trata do enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação. Entende-se que este modelo educacional proposto por Paulo Freire em suas obras, contribui significativamente para a compreensão crítica da diversidade sexual nas escolas, sendo entendida, como uma possibilidade de enfrentamento à LGBTQIA+fobia, por ser considerada uma contraposição aos modelos bancários de educação, propostos pelas políticas educacionais contemporâneas. Para se chegar aos resultados, optou-se pela pesquisa bibliográfica, que ajudou na compreensão dos fatos que cercam a formação como um todo. Concluiu-se que a educação libertadora é considerada uma ameaça aos modelos propostos pelas políticas educacionais cercadas pelo neoconservadorismo e o neoliberalismo.

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Author Biographies

Wollacy Esquerdo Lima, Universidade Federal do Amapá - Unifap

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá. Professor do Ensino Superior da rede privada.

Alexandre Adalberto Pereira, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá.

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Published

2024-10-17

How to Cite

ESQUERDO LIMA, Wollacy; PEREIRA, Alexandre Adalberto. A Educação Libertadora e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia: possibilidades e desafios para a formação de professores. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, vol. 20, no. 22, p. 1–19, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7172. Acesso em: 28 oct. 2024.