Avaliação e Educação Especial Inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino médio

Authors

DOI:

10.46551/ees.v19n21art04

Keywords:

Autismo, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Relato de Experiência

Abstract

This article examines assessments carried out in a state high school in Espírito Santo, with two Special Education students. One of the students has Autism Spectrum Disorder and Intellectual Disability (ID), while the other has ID and speech difficulties due to Chronic Encephalopathy. The study records the experience of teachers who dealt with these students, identifying obstacles and opportunities during the assessment of learning. Adapting and personalizing the estimates for each student was essential, taking into account their specific needs. The article highlights the importance of including students with disabilities in assessment and the need for an inclusive pedagogical approach to consider the diversity of each student. The research highlights the possibilities of including students in the assessment, emphasizing the participation of education professionals, family members and students in the process. The study shows the importance of an approach that values diversity for the inclusion of all.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda Bobbio Pontara, UNICSUL/SEDU-ES

Graduação em Farmácia Generalista - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2007), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Espínito Santo-(EAd) (2013); Pós-Graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes (2011); Mestre em Docência para a Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Centro Universitário Norte do Espírito Santo (2017). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Supervisora Pedagógica na Superintendência Regional de Linhares - Secretaria de Educação do Estado do ES. 

Carmem Lúcia Costa Amaral

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular III da Universidade Cruzeiro do Sul, vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e vice Coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. É professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de química, relação Ciência Tecnologia e Sociedade no ensino de química, temas transversais, ambiente virtual e jogos pedagógicos no ensino de química.

References

BRASIL. Lei 9.394/1996, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Brasília: Presidência da República,1996.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, [s. l.], v. 19, n. 41, p. 347-372, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educacional. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K. de; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. (Org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna. 2002.

MEYER, Anne; ROSA, David; GORDON, David. Desenho universal para a aprendizagem: Teoria e Prática. Wakefield, MA: Elenco Professional Publishing, 2014.

SERRA, Dayse. Inclusão e ambiente escolar. In: SANTOS, Mônica Pereira; MOREIRA, Marcos. Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Published

2024-06-21

How to Cite

BOBBIO PONTARA, A.; COSTA AMARAL, C. L. Avaliação e Educação Especial Inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino médio. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–15, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7637. Acesso em: 21 nov. 2024.