Questões de Matemática do ENEM 2015: erros e dificuldades de aprendizagem

Autores/as

Resumen

Apresenta-se resultados de uma pesquisa que se desenvolve na UFRN com a finalidade de identificar, caracterizar erros e dificuldades de aprendizagem que podem ser associadas às questões de Matemática da prova do ENEM 2015, realizada por estudantes egressos do Ensino Médio que ingressaram nessa instituição, no ano de 2016. A metodologia aplicada foi a de análise de erros, conferido aos distratores de maior frequência na resposta dos estudantes, obtidas por microdados dessa avaliação, fornecidos pelo INEP. Os resultados mostram muito baixo desempenho dos estudantes quando se trata de erros relacionados às questões que exigem compreensão do conceito, fatos e procedimentos a respeito do tema: conhecimentos de Estatística e Probabilidade, como também de cálculos que envolvam os temas: conhecimentos algébricos e numéricos. De forma geral, esses erros podem ser associados às dificuldades nas medidas de tendência central (médias), onde constata-se uma aprendizagem instrumental dos conceitos, fixando-se apenas na utilização e aplicação de fórmulas ou regras de cálculo. Com relação à Estatística e Probabilidade, os estudos de Pollatsek et al. (1987) apontam que os educandos confundem o acesso de um enunciado em linguagem vigente para linguagem simbólica e vice-versa das probabilidades, com isso revela-se a dificuldade nessas transformações entre as linguagens

Palavras-chave: Matemática. Erros. Dificuldades de aprendizagem. ENEM.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRATE, Raquel Susana; POCHULU, Marcel David.; VARGAS, José Manuel. Errores y dificultades em Matemática: análisis de causas y sugerencias de trabajo. Buenos Aires: Universidad Nacional de Villa María, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria INEP n. 109 de 27/05/2009: Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Brasília: Diário Oficial da União, n. 100, seção 1, p. 56, 28 maio 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

CAJUELA, Renata Ferreira. Funções trigonométricas. 2013. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto.

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos Alunos. 1.ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FALK, Herwig. Conditional probabilities: insights and difficulties. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TEACHING STATISTIC, 2, 1986, Victoria. Proceedings of ICOTS 2. Victoria: University of Victoria, 1986, p. 292-297.

KlÖPSCH, Cristiane. Campo conceitual algébrico: análise das noções a serem aprendidas e dificuldades correlatas pelos estudantes ao final do Ensino Fundamental (8ª série – 9º ano). 2010. 174f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

MARTINS, Cristina; PIRES, Manuel Vara; BARROS, Paula Maria. Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores. In: ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XIX, 2009, Vila Real. Actas do XIX EIEM. Vila Real: APM, 2009, p. 1-12.

MOVSHOVITZ-HADAR, Nitsa; ZASLAVSKY, Orit; INBAR, Shlomo. An empirical classification model for errors in high school mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, n. 1, p. 3-14, jan. 1987.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Erros e dificuldades de aprendizagem nas questões de Química do ENEM 2014. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2017, p. 1-11.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite. Estudo de erros e dificuldades de aprendizagem: as provas de Química e de Biologia do Vestibular da UFRN. Natal: EDUFRN, 2012.

PASQUALI, Luiz. Psicometria: teorias dos testes na Psicologia e na Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

POLLATSEK, Alexander; WELL, Arnold D.; KONOLD, Clifford; HARDIMAN, Pamela; COBB, George. Understanting conditional probabilisties. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 40, n. 2, p. 255-269, 1987.

PONTES, Jailson Costa; NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Questões de Estatística e Probabilidade nas provas do ENEM: uma aproximação a erros e dificuldades de aprendizagem. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 87-110, jan./abr. 2019.

RICO, Luis. Errores y dificultades en el aprendizaje de las matemáticas. En: KILPATRICK, Jeremy; GÓMEZ, Pedro; RICO, Luis. (Ed.). Educación Matemática: Errores y dificultades de los estudiantes. Resolución de problemas. Evaluación. Historia. Bogotá: Una Empresa Docente, 1998, p. 69-108.

ROCHA, Cristiane de Arimatéa. Formação docente e o ensino de problemas combinatórios: diversos olhares, diferentes conhecimentos. 2011. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

SÁNCHEZ, Jesús-Nicasio Garcia Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANTANA, Michaelle Renata Moraes de. O acaso, o provável, o determinístico: concepções e conhecimentos probabilísticos de professores do Ensino Fundamental. 2011. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

SILVA, Rodrigo Felipe da. Função exponencial e logarítmica. 2016. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente.

SOCAS, Martín Manuel. Dificultades, obstáculos y errores en el aprendizaje de las Matemáticas en la educación secundaria. In: RICO, Luis. (Coord.). La Educación Matemática en la enseñanza secundaria. Barcelona: Horsori, 1997, p. 125-154.

VERGNAUD, Gérard. El niño, las Matemáticas y la realidade: problemas de la enseñanza de las Matemáticas el escuela primaria. Tradución de Luis Ortega Segura. México: Trilhas, 1991.

Archivos adicionales

Publicado

2019-01-15

Cómo citar

PONTES, J. .; NÚÑEZ, I. . Questões de Matemática do ENEM 2015: erros e dificuldades de aprendizagem. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 12, n. 14, p. e201902, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/110. Acesso em: 23 nov. 2024.