O uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na visão dos alunos do curso de licenciatura em Matemática semipresencial

Autores/as

Resumen

O artigo analisa as contribuições das interações vivenciadas por um grupo de alunos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em uma turma de licenciatura em Matemática semipresencial de uma Universidade Pública de Fortaleza. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições das interações pedagógicas relativo à formação dos alunos de licenciatura em Matemática na modalidade semipresencial. Nesse sentido os novos ambientes coletivos, colaborativos e interativos de aprendizagem aliados à educação semipresencial, são utilizados na perspectiva de contribuir com essa modalidade de ensino. No procedimento metodológico da pesquisa foi aplicado um questionário semiestruturado onde os sujeitos apresentaram suas análises sobre as contribuições das interações colaborativas do curso de matemática por meio do AVA moodle. Foi possível verificar que os alunos apresentaram certos domínios de algumas habilidades no uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, buscaram ao interagir de forma colaborativa na construção de conhecimentos e mudanças de concepções do uso das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Educação semipresencial. Ambiente virtual de aprendizagem. Educação Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BELLONI, M. L. Educação à Distância. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2003.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação à distância: uma visão integrada. São Paulo, Thompsom Learning, 2007.

MORAES, Maria Cândida. (Org). Educação à distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp / Nied, 2002.

MORAN, J. M., MASETTO, M. T. & BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2006.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 3ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PALLOFF R. M.; PRATT K. O aluno virtual - um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução de Vinicius Figueira. Editora Artmed. Porto Alegre, 2004.

PEREIRA, A. T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A. C. Ambientes virtuais de aprendizagem. In: PEREIRA, A. T. C. (Org.). AVA – Ambientes virtuais de aprendizagem em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

POLAK, Y. N. S. DINIZ, J. A. Conversando sobre pesquisa. In POLAK, Y. N. S.; DINIZ, J. A.; SANTANA, J. R. et. al. Dialogando sobre metodologia científica. Fortaleza: UFC, 2011.

RIBEIRO, Elvia Nunes; MENDONÇA, Gilda. Aquino A.; MENDONCA, A. F. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. 2007. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf; acesso em 06/04/2016.

Archivos adicionales

Publicado

2018-06-20

Cómo citar

SILVANO, A.; MELO, B. O uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na visão dos alunos do curso de licenciatura em Matemática semipresencial. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 12, p. 13–23, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/139. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos