Fatores de evasão no curso regular de História da Unimontes: a percepção dos alunos não evadidos

Autores/as

  • Ertz Campos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0003-3719-4219
  • Humberto Rodrigues Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc)
  • Francico Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Aliny Sá Instituto Superior de Educação Verde Norte (Favenorte)
  • Erica Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros

Resumen

Estudar e entender os diversos fatores que ocasionam a evasão é uma tarefa necessária para combater o problema. Esta percepção revela-se fundamental, entre outras razões, porque envolve perdas de natureza não apenas material, mas social. No caso específico da Unimontes, a incipiência de pesquisas sobre o tema reforça a importância de desenvolver estudos para mapear a realidade e enfrentar o complexo fenômeno da evasão escolar. Este trabalho buscou entrevistar alunos remanescentes, do primeiro período, de uma turma de História do noturno da Universidade Estadual de Montes Claros, para buscar as percepções destes sobre a evasão dos demais colegas e tentar propor alternativas para tal fenômeno. 

Palavras-chave: Evasão, Unimontes. Discentes de História. Montes Claros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADACHI, A. A. C. T. Evasão e evadidos nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. - Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2009.

BRASIL. Lei N° 13.005, de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação –

MEC. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-

/2014/Lei/L13005.htm Acesso em: 03/10/2014.

DIAS, H. C. M.; THEÓPHILO, C. R.; SOARES, M. A. Evasão no Ensino Superior: estudo dos fatores causadores da evasão no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes. In: Anais do 10º Congresso Usp de Controladoria e Contabilidade e 7º Congresso Usp de Iniciação Científica em Contabilidade, São Paulo – SP, 2010.

DORE, Rosemary; LUSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na Educação Técnica de nível médio em Minas Gerais. Belo Horizonte, v.41, dezembro de 2011, p.772 – 789. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a07.pdf Acesso em: 27/2/2015.

DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho e suicídio. In: RODRIGUES, J. A. (org.) Durkheim, São Paulo: Ática, 1993, p. 71-143

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.

LOBO, R. L. S. F, MOTEJUNAS, P. R, HIPÓLITO, O, LOBO, M. B. C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, V. 37, N. 132, SET/DEZ. 2007.

PAREDES. A. S. A Evasão do terceiro grau em Curitiba. Série Documentos de Trabalho NUPES (Núcleo de Pesquisa sobre o ensino superior da Universidade de São Paulo), São Paulo, nº 6, 1994.

PEREIRA, F. C. B. Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na universidade do extremo sul catarinense. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina: Santa Catarina, 2003. 172 p.

SANTOS, P. K.; Giraffa, L.M. Evasão na educação superior: um estudo sobre o censo da educação superior no Brasil. In: CLABES, III. Anais. Disponível em: http://www.alfaguia.org/www.alfa/images/ponencias/clabesIII/LT_1/ponencia_completa_200. pdf Acesso em: 05/03/2015.

Archivos adicionales

Publicado

2017-12-20

Cómo citar

CAMPOS, E.; RODRIGUES, H.; OLIVEIRA, F.; SÁ, A.; SILVA, E. Fatores de evasão no curso regular de História da Unimontes: a percepção dos alunos não evadidos. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 10, n. 11, p. 87–96, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/160. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a