As dificuldades no processo ensino-aprendizagem da Matemática: o que dizem as professoras?
Resumen
O presente relatório final de pesquisa insere-se no campo de estudos sobre a aprendizagem em Matemática e aborda as concepções de professoras do 4º e 5º anos de escolaridade. O relatório orientou-se por uma abordagem qualitativa em que se discutem concepções, prática, análise, sentimentos e expectativas dos sujeitos. Como instrumentos para a coleta de dados foram realizadas observações e entrevistas com cinco professoras, com o objetivo de investigar a concepção das mesmas a respeito das dificuldades de aprendizagem que os alunos enfrentam para aprender Matemática, apontando estratégias didáticas necessárias à sua superação. O objetivo geral deste trabalho foi discutir as concepções de professores acerca do ensino daquela disciplina analisando suas práticas pedagógicas e dificuldades na aprendizagem dos alunos. Esta investigação parte da hipótese de que uma parcela significativa dos discentes apresenta dificuldades para aprender Matemática. O embasamento teórico tem como referência a literatura encontrada em livros ou artigos de revistas, ou ainda textos científicos extraídos da internet, utilizando-se de autores como Neto (2002), Pais (2002), Parra e Saiz (1996), Guelli (1998), Santos (1998), entre outros. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou compreender que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática ainda encontra vários obstáculos como a necessidade da utilização de metodologias novas de ensino, de material didático adequado à faixa etária dos alunos, o distanciamento entre a Matemática formal ensinada nas escolas e a informal vivenciada pelos alunos em seu cotidiano, o desinteresse dos mesmos e das famílias em acompanhar o desenvolvimento dos mesmos. Neste cenário, a adequada formação dos professores e a constante capacitação dos mesmos é fator fundamental para superar tais obstáculos.
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Matemática. Dificuldades de aprendizagem. Professores.
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