A docência no Ensino Superior: reflexões a respeito da prática docente no processo de formação inicial no curso de Pedagogia
Resumen
O processo educativo tem sua gênese em uma diversidade de fatores internos e externos que interagem entre si e interferem no cotidiano escolar e consequentemente na prática pedagógica. A docência universitária, responsável pela formação inicial de professores no curso de Pedagogia, em articulação com a disciplina Didática, se ministrada em articulação com a pesquisa, pode contribuir para a conscientização do acadêmico em processo de formação inicial, ajudando-os na conscientização que a escolarização de uma sociedade como a atual tem consequências na mediação entre o saber e o poder uma vez que, a educação nessa nova ordem mundial reveste-se dos aspectos sociais, políticos e econômicos. Nesta concepção de educação, a formação de professores alinha-se a desafios históricos e sociais e, a escola, enquanto instituição de educação formal e sistematizada tem por obrigação tornar acessível a todos a apropriação dos saberes e da cultura universalmente constituídos por meio de uma ação pedagógica que possibilite a reflexividade e a análise crítica do mundo. A partir destas tendências pós-modernas da Educação, este artigo tem como objetivo refletir sobre a docência na universidade, suas contribuições à formação inicial em uma perspectiva de prática ensino articulada a pesquisa, portanto, dotada de criticidade e as contribuições da disciplina Didática para a efetivação da cultura científica dos alunos. As reflexões apresentadas são frutos de enfrentamentos individuais e coletivos, gerados pelo encontro de concepções teóricas e práticas que vivenciamos nos espaços formativos
Palavras-chave: Educação. Didática. Formação de professores.
Descargas
Citas
ALARCÃO, I. (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. São Paulo: Artmed, 2001.
ANDRÉ, M. E. D. A.; DARSIE, M. P. Novas práticas de avaliação e a escrita do diário: atendimento às diferenças? In: ANDRÉ, M. E. D. A. (Org.). Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
BARROSO, J. Formação, projeto e desenvolvimento organizacional. In: CANÁRIO, R. (Org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto, 1997.
CANDAU, Vera Maria (org.). A Didática em Questão. 28ª. Petrópolis: Vozes, 2008.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: ARTMED, 2005.
FÁVERO, M. L. A. Produção e apropriação do conhecimento na universidade. Campinas: Papirus, 1994.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Cortez, 1972.
GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Porto: Dom Quixote, 1992.
GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
HELLER, A. Cotidiano e História. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
KENNEDY, Donald. Academic Duty. Cambridge, EUA, Inglaterra: Harvard University Pres, 1997.
LIBÂNEO, J. C. Fundamentos Teóricos e Práticos do Trabalho Docente – Estudo introdutório sobre a pedagogia e a didática. Tese de Doutorado em Educação. PUCSP, 1990.
LOPES, A. O. Relação de interdependência entre ensino e aprendizagem. In: VEIGA, I. P. A. (org.) Didática: o ensino e suas relações. 5. ed. Campinas: Papirus, 1996.
MARQUES, M.O. Formação do Profissional da Educação. Unijui: Injui, 2000.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, Antônio. Educação e formação ao longo da vida. CRE Mário Covas/SEE, SP. – entrevista concedida por e-mail em outubro de 2004 ao CRE Mario Covas/SEE – SP. Disponível em www.crmariocovas.sp.gov.br/acesso. Acesso em agosto, 2014.
ROSA, D. E. G. Investigação-ação colaborativa: uma possibilidade para a formação continuada de professores universitários. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SANTOS, Lucíola Licinio de C. P. A implantação de políticas do Banco Mundial para a formação docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 111, p. 172-18, dez. 2000.
TARDIF, M; Lessard, C; GAUTHIER, C. (Org.). Formação de Professores e Contextos Sociais: perspectivas internacionais. Trad. Emília Laura Seixas. Porto: Rés, 1997.