O uso da compostagem no ensino de Ciências no Ensino Fundamental

Autores/as

Resumen

Hoje, existe, cada vez mais, uma necessidade de reutilizar os resíduos sólidos que são descartados pela nossa sociedade. Um dos principais motivos observados é a ausência de espaços adequados para o recebimento destes materiais. No ensino de Ciências do Ensino Fundamental, este assunto deve ser discutido, objetivando despertar o espírito participativo e crítico dos discentes. Indubitavelmente, por meio da sensibilização gerada, das aulas práticas e da percepção do contexto em sua volta, o estudante obtém uma aprendizagem mais significativa e torna-se um indivíduo crítico e cidadão. Para tanto, é essencial o desenvolvimento de técnicas alternativas de preservação do meio ambiente e de seus recursos, empregando-as para Educação Ambiental. Assim, foi com este pensamento de conservação da natureza, que o presente projeto experimental foi aplicado na Escola Estadual Professor Adalberto de Sousa Oliveira, em Cachoeira dos Índios – PB, para proporcionar uma atividade que oriente a construção de conhecimentos científicos por intermédio do processo da compostagem, demonstrando a fertilização do solo, produzindo o adubo orgânico com resíduos derivados da poda de plantas, da cozinha da escola mencionada e das residências dos alunos, aproveitando estas informações em aulas práticas de Ciências Naturais, além de permitir a adoção desta prática pedagógica pelos professores da respectiva disciplina. O caminho metodológico seguido neste trabalho deu-se a partir da pesquisa bibliográfica, da aplicação de questionários, da exposição de aulas teóricas e práticas, da análise dos resultados, da observação da aprendizagem, do envolvimento dos alunos e professores, da transformação da matéria orgânica e da sensibilização dos envolvidos no estudo sobre a relevância da compostagem na recomposição de nutrientes ao solo, bem como o estímulo no seu uso na agricultura. Assim, este trabalho pode contribuir para a evolução do senso crítico e ecológico, que é norteado pela conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Palavras-chave: Resíduos orgânicos. Aulas práticas. Transformação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, L. M. de; RIGOLIN, T. B. Geografia: volume único. 2. ed. São Paulo: Ática, 2005.

BARROS, C.; PAULINO, W. R. Ciências: o meio ambiente: 5ª série. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006.

BRASIL. MEC. 2001. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais: Ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC /SEF, 2001

CAMPBELL, S. Manual de compostagem para hortas e jardins. 5. ed. São Paulo: Nobel, 1995.

CARVALHO, A. M. P. de; PEREZ, D. G. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2006.

CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal). Importância do Solo e suas Funções. Disponível em http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Solo/TextoSintese/Antecedentes/Pages/default.asp, acesso em: 14 de jun. 2010.

COSTA, A. P. da; ROLIM, J. M. de F. Os Estresses Antropogênicos no Município de Cachoeira dos Índios no Estado da Paraíba. In 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

COSTA, M. B. B. Adubação orgânica. São Paulo: Ícone; 1994.

COSTA. A. P. da; SILVA, W. C. M. A Compostagem como Solução para a Minimização de Resíduos Sólidos. In V Semana de Meio Ambiente do IFPB Campus Cajazeiras, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCANO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

OLIVEIRA, A. M. G.; AQUINO, A. M. de; CASTRO NETO, M. T. de. Compostagem Caseira de Lixo Orgânico Doméstico. Disponível em http://www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/circulares/circular_76.pdf, acesso em 14 de jun. 2010.

SOUSA, R. P. de; et. al. A Importância da Compostagem em Aulas Práticas de Biologia e Geografia. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007. CD-ROM.

TRINDADE, N. A. D. Consciência Ambiental: Coleta Seletiva e Reciclagem no Ambiente Escolar. Revista Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia-GO, vol. 7, n. 12, p. 1-15, 2011. Disponível em http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011a/humanas/consciencia%20ambiental.pdf, acesso em 01 de ago. 2011

VIEIRA, F. J.; et. al. O vidro que vira luxo. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007. Disponível em http://www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20080213_MEIO-126, acesso em 14 de jun. 2010.

Archivos adicionales

Publicado

2011-12-20

Número

Sección

Artigos