Metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de ciências da natureza

Autores/as

DOI:

10.46551/ees.v14n16a27

Palabras clave:

Educación, Metodologías activas, Enseñanza del aprendizaje, Prácticas docentes

Resumen

Em um contexto social cada vez mais fluido e dinâmico, objetiva-se uma educação que contemple a realidade hodierna, significando a superação dos métodos pedagógicos tradicionais rígidos, mecânicos e desprovidos de significado aos alunos. Isso requer da escola se apropriar de práticas pedagógicas inovadoras - consubstanciadas na teoria histórico-cultural de Vygotsky, como é o caso das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Assim sendo, a presente pesquisa, por meio de levantamento bibliográfico e de campo, traz como objetivo o diagnóstico das práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem vigentes nas escolas públicas estaduais de Itumbiara, no âmbito do ensino médio, no tocante às disciplinas de ciências da natureza.

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Publicado

2021-10-27

Cómo citar

VIANA ANDRADE, Ligia; MAGALHÃES DE CASTRO, Leonardo; CARLOS SANTOS, Luis. Metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de ciências da natureza . Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, vol. 14, n.º 16, p. 1–23, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a27. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4260. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

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