Metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de ciências da natureza

Autores/as

DOI:

10.46551/ees.v14n16a27

Palabras clave:

Educación, Metodologías activas, Enseñanza del aprendizaje, Prácticas docentes

Resumen

Em um contexto social cada vez mais fluido e dinâmico, objetiva-se uma educação que contemple a realidade hodierna, significando a superação dos métodos pedagógicos tradicionais rígidos, mecânicos e desprovidos de significado aos alunos. Isso requer da escola se apropriar de práticas pedagógicas inovadoras - consubstanciadas na teoria histórico-cultural de Vygotsky, como é o caso das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Assim sendo, a presente pesquisa, por meio de levantamento bibliográfico e de campo, traz como objetivo o diagnóstico das práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem vigentes nas escolas públicas estaduais de Itumbiara, no âmbito do ensino médio, no tocante às disciplinas de ciências da natureza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

BECK, Caio. Metodologias Ativas: conceito e aplicação. 2018. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/metodologias-ativas/Acesso em: 17 Jun. 2020.

BASÍLIO, José Carlos; OLIVEIRA, Verá Lúcia BahI. Metodologias Ativas para o aprendizado em Ciências Naturais no Ensino Básico. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor PDE, Vol. 1, p. 1 a 36, 2016, ISBN. 978-8015-093-3. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_cien_uel_josecarlosbasilio.pdf. Acesso em: 18 Jun. 2020.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index/php?option=%20com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 jun. 2020

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell; BRITO, Glaucia da Silva. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 17, n. 52, p. 311-336, jun. 2017. ISSN 1981-416X. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1981-416X.17.052.DS01/12350. Acesso em: 16 maio 2020. doi:http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS01.

CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A utilização de recursos didáticos-pedagógicos na motivação da aprendizagem. Simpósio Nacional de Ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa, (2009). Disponível em: https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/09/recursos-didatico-pedag%C3%B3gicos.pdf. Acesso em: 14 Marc. 2020.

FERRARI, Márcio. Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social. 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/382/lev-vygotsky-o-teorico-do-ensino-como-processo-social. Acesso em: 18 Jun. 2020.

FRANÇA, Luís. A formação continuada e sua importância para manter o corpo docente atualizado. 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br/a-formacao-continuada-e-a-sua-importancia-para-manter-o-corpo-docente-atualizado. Acesso em: 06 Mar. 2020.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GAROFALO, Débora. Como as Metodologias Ativas favorecem o aprendizado. p. 1, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado?gclid=CjwKCAjw88v3BRBFEiwApwLevTTqPKD7P8HzVd4LXXz9mu0Tnv0T924d1mWx9KNxIlvs8sMKlV9p0hoCuXAQAvD_BwE. Acesso em: 24 Jun. 2020.

GIARETTON, Francielly Lambóia; SZYMARNSKI, Maria Lídia Sica. Atividade: Conceito Chave da Práxis Pedagógica. XI Congresso Nacional de Educação – Educere, 2013. PUC – Paraná, Curitiba, 2013.

GOSQUE, Kelly Cristina Dias; COSTA, Sely Maria de Sousa. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. 2003. Disponível em: http://www.https://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19024.pdf. Acesso em: 22Mai. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2020. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: htpp://www.http://portal.inep.gov.br/censo-escolar. Acesso em: 23 de Mai 2020.

JANUÁRIO, Elias. Livro didático e o insucesso escolar. 2015. Disponível em:https://www.gazetadigital.com.br/editorias/opiniao/livro-didatico-e-insucesso-escolar/441193. Acesso em: 25 Mai. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

LIMA, José Fernandes. Ensino Médio, Identidade, Finalidade e Diretrizes. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 57-68, jan./jun. 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/47 . Acesso em 27 de junho de 2020.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 28 Se. 2019.

MOSÉ, Viviane. Escola hoje nos ensina a repetir e não a pensar. 2015. (6m48s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_1L-THwOu7A&t=39s. Acesso em: 14 Mai. 2020.

NASCIMENTO, Tuliana Eusébio; COUTINHO, Cadidja. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de Ciências. Multiciência online, 2016, p. 1 a 20, ISSN 2448-4148. Disponível em: http://urisantiago.br/multicienciaonline/?daf=artigo&id=51. Acesso em: 15 Mar, 2020.

NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia, São Vicente, 2016. Disponível em: https://www.ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167. Acesso em: 14 Mar.2020.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

PEREIRA, Fábio Inácio. Aprendizagem por pares e os desafios da educação para o senso-crítico. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15202/2526-2254.2017v2n1p6. Acesso: 15 Jul. 2020.

PERES, Marcos Augusto de Castro. O envelhecimento do trabalhador no contexto dos novos paradigmas organizacionais e os indicadores de exclusão por idade no trabalho. 2002. Disponível em: http://www.periodicos. udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1273/1084. Acesso em: 06 Mar.2020.

Professor sem formação específica, problema a ser solucionado. Jornal da USP, Ribeirão Preto, 03, 02, 2017. Atualidades. Disponível em: http://www.https://jornal.usp.br/atualidades/professor-sem-formacao-especifica-problema-a-ser-solucionado/. Acesso em: 16 Jul. 2020.

SANTOS, Ana Laura Calazans; SILVA, Flávio Vieira Carvalho; SANTOS, Luís Guilherme Teixeira; FEITOSA, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar. Dificuldades apontadas por professores do programa de mestrado profissional em ensino de biologia para o uso de metodologias ativas em escolas públicas na Paraíba. Brazilian Jounal of Development. Disponível em: http://www. https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/9324. Acesso em: 08/11/2020.

SCHAFRANSKI, Márcia Derbli. A Educação e as Transformações da Sociedade. 2005. Disponível em: https//www.revista 2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/550. Acesso em:15 Jul 2019.

SILVA, Antônio Joélio Alves da; VIEIRA, Andréia Alves; SOARES, Antônio Lenito Junior. Atividades experimentais de química no Ensino do EJA. Experiências em Ensino de Ciências, Vol. 13, n. 4, p. 1 a 15, 2018. Disponível em: http://www.if.ufmt.br/eenci/artigo _ID503/v13_n4_a2018.pdf. Acesso em: 22 mai.2020.

SOUZA, Salete Eduardo. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007;11(Supl.2). Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf Acesso em: 22 mai. 2020.

SPRICIGO, Cinthia Bittencourt. Estudo de Caso como abordagem de ensino, Curitiba, 2014. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/estudo-de-caso-como-abordagem-de-ensino.pdf? Acesso em: 29 Set. 2019.

VIEGAS, Amanda. Como usar a Gamificação no processo pedagógico. 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br/como-usar-a-gamificacao-no-processo-pedco. Acesso em: 06 Mar 2020.

ZOMPERO, Andréia de Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades Investigativas para as aulas de Ciências: Um diálogo com a teoria da Aprendizagem Significativa. 1. ed. Curitiba: Appris editora, 2016.

Archivos adicionales

Publicado

2021-10-27

Cómo citar

VIANA ANDRADE, L.; MAGALHÃES DE CASTRO, L. .; CARLOS SANTOS, L. . Metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de ciências da natureza . Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–23, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a27. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4260. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.