A educação na Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu
Resumen
O presente estudo pretende refletir sobre a influência do pensamento de Pierre Bourdieu no que se refere à educação na sociologia da educação do autor em pauta; a tentativa é de um entrecruzamento das ideias de um representante clássico da teoria social. baseado em leituras, estudos e análises de textos básicos. Foi igualmente necessário e importante realizar a leitura de outros variados artigos sobre esse grande sociólogo. Esse trabalho traçará o seguinte percurso: primeiro, descreveremos um pouco sobre a biografia de Pierre Bourdieu; depois, abordaremos os pensamentos dele sobre a Sociologia da Educação e sobre a Educação e, por fim, faremos uma relação desse trabalho com os valores e conhecimentos transmitidos aos alunos através da família e da escola, como âncora para formação humana.
Palavras-chave: Sociologia da Educação. Família. Escola. Educação e capital intelectual.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Ana Maria F. Valores e Luta Simbélica. UNICAMP, (s.d.).
BOURDIEU, Pierre; SAINT-MARTIN, Monique de. As categorias do juízo professoral. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educagao. Petrdépolis/RJ Vozes, 1998.
BRITO, Angela Xavierde. Rei morto, rei posto: as lutas pela sucessão de Pierre Bourdieu no campo acadêmico francês. Revista Brasileira de Educação, jan-abr, n. 19. Associação Nacional de Pós-Graduacdo e Pesquisa em Educação. São Paulo, Brasil, 2002, p. 5-19.
CATANI, Afranio Mendes. A sociologia de Pierre Bourdieu (ou como um autor se torna indispensável ao nosso regime de leitura). Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 78, abril/2002.
CATANI, Afranio Mendes. Pierre Boudieu: um estudo da noção de campo e de suas apropriações brasileiras nas produções educacionais. Acta dos Ateliers do V Congresso Português de Sociologia. Sociedade Contemporâneas: reflexividade e acção Ateliers: Educação e Aprendizagem, 2002.
CATANI, Afranio Mendes; CATANI, Denice Barbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, maio-ago, n. 17. Associação Nacional de Pós-Graduacdo e Pesquisa em Educação. São Paulo, Brasil, 2001, p. 63-85.
LAHIRE, B. Pour une sociologie à l’état vif. In: LAHIRE, B. Lê travall sociologique de Pierre Bourdieu: dettes et critiques. Paris: La Découverte, 1999, p. 5-20.
MICELI, Sérgio. Entenda a sua época: sociologia. Folha de Sao Paulo, Caderno Mais!, 13 abr. 1997.
NOGUEIRA, Claudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, ano XXIII, n° 78, abril/ 2002.
NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes. Apresentação do artigo A escola e a cultura de Pierre Bourdieu. Educação em Revista, Belo Horizonte, dez. 1989, n. 10, p. 3-4.
NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes. Uma sociologia da produção do mundo cultural e escolar. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação (Organização, introdução e nota de Maria Alice Nogueira e Afrânio Mendes Catani), 3. ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.
PINTO, L. Derrida, Foucoult, Bourdieu. Colloque International: homenage a Pierre Bourdieu. Paris, jan/2003 (mimeo).
PRADO JUNIOR, Bento. A educação depois de 1968, ou cem anos de ilusão. In: CHAUI, Marilena; TRAGTENBERG, M.; ROMANO, R.; PRADO JUNIOR, B. Descaminho da educação pós 68. Sao Paulo: Brasiliense, 1980, p. 9-30.
SAVIANE, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1987.
VALLE, Ivone Ribeiro. A obra do sociólogo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável. Educação e Pesquisa. São Paulo, jan-abr, 2007, v 33, n. 1, p. 117-134.