Adequação linguística: a inferência do dialeto virtual (internetês) na escrita do português padrão em sala de aula

Autores/as

  • Kelly Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumen

O ritmo acelerado imposto pelos novos géneros digitais da internet como salas de bate-papo, sites de relacionamento como Orkut, conversas online, como o Messenger, comentários em blogs e até mesmo o correio eletrônico (e-mail) propiciou a criação de um idioma próprio, o “internetês”. Este dialeto do mundo virtual facilita a interação nas conversas online, por dispor de recursos como abreviações e substituição de letras, que diminuem o número de caracteres a serem digitados. Com tanta praticidade, o linguajar se difundiu rapidamente em quase todos os ambientes da rede mundial de computadores. Não é muito raro encontrar internautas fazendo uso das palavras além do limite do compreensível. É evidente que a língua é viva e sempre vai mudar. As implicações começam a ser evidenciadas quando o “internetês” transpõe as barreiras do mundo virtual e invade ambientes não apropriados, como a sala de aula. Os adolescentes passam muito tempo navegando na internet, e praticamente escrevem fazendo uso do linguajar virtual, levando cada vez mais influências desse processo para a sala de aula.

Palavras-chave: Internetês. Adequação linguística. Gêneros digitais.

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Citas

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Publicado

2009-12-20

Cómo citar

FERREIRA, K. Adequação linguística: a inferência do dialeto virtual (internetês) na escrita do português padrão em sala de aula. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 2, n. 2, p. 167–186, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/515. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos