Práticas inovadoras de professores: será uma realidade?

Autores/as

  • Elciane Almeida Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Érica Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Ivone Colares Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Jussara Guimarães Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumen

O interesse central deste artigo é desvelar as inovações ocorridas na prática pedagógica de professores. Um total de 03 (três) professoras da rede pública de ensino foram observadas e questionadas sobre tal assunto. Através da sistematização e análise dos resultados obtidos, constatamos que as professoras têm adquirido posturas inovadoras, ainda que de forma gradativa. Nesse sentido, o corpo docente revela que para que ocorra a inovação deve haver a participação de alunos, professores, família, equipe pedagógica e administrativa. Como referencial teórico, baseamo-nos autores La Torre (2002), Hernández (2000), e Ribeiro (2003), para sustentar nossa discussão.

Palavras-chave: Escola. Professores. Alunos. Inovações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

HERNÁNDEZ. Fernando. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 308p.

FERNÁNDEZ, José Tejada. O docente inovador. In: LA TORRE, Saturnino; BARRIOS, Oscar. Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002.

RIBEIRO, V. M. M. Pedagógica. Belo Horizonte: Editora Dimensão. v. 9, n. 49, jan./fev. 2003. Bimestral.

Archivos adicionales

Publicado

2008-12-20

Cómo citar

ALMEIDA, E.; SILVA, Érica; COLARES, I.; GUIMARÃES, J. Práticas inovadoras de professores: será uma realidade?. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 169–177, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/533. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos