Estágio Curricular Supervisionado e a utilização de jogos no ensino da geografia

Autores/as

DOI:

10.46551/ees.v20n22art03

Palabras clave:

Estágio, Ensino, Pesquisa, Jogos, Professor

Resumen

O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir da prática do uso de jogos didáticos como recursos para o processo de ensino e aprendizagem no campo da Geografia. Essa experiência se processou a partir da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia (ofertada pelo curso de Geografia licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES), desenvolvido em uma escola estadual localizada na cidade de Montes Claros (Minas Gerais), numa turma do 6° ano do Ensino Fundamental II. Para a realização deste trabalho utilizou-se como metodologia: i) revisão bibliográfica sobre as temáticas relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado e a aplicação de jogos didáticos e ii) apresentação do relato de experiência sobre o uso dos jogos didáticos aplicados no decorrer do exercício docente proporcionado pela disciplina supracitada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, Minas Gerais,

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição). Têm experiências, especialmente, nas áreas: (i) Geografia Escolar - Ensino, Aprendizagem e metodologias socializadoras (com foco para as ativas), com discussões sobre prática de formação; docência; relação professor-aluno; ensino-pesquisa e a importância do Estágio Curricular Supervisionado na contemporaneidade; e (ii) Geografia Cultural - com discussões atreladas a Cidade, Imagem e Patrimônio e as categorias paisagem e lugar, através do exercício da etnogeografia e iconografia, sobre a perspectiva da Percepção Ambiental e da Fenomenologia. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor-chefe da Revista Científica (ISSN: 2236-9465) das Faculdades Prisma. Foi Coordenador-Geral da pasta de Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. Atualmente é Professor-pesquisador na UNIMONTES, com a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface teórico-prático, campo escola-comunidade, com experiência em atividades de estágio e programas institucionais para formação de professores. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionais na UFMG (Grupo de Pesquisa TERRA & SOCIEDADE) e na UNIMONTES (Subcoordenador do projeto de pesquisa Biotemas) envolvendo trabalhos nos sub-ramos da geografia anteriormente mencionados, com apoio da CAPES e FAPEMIG. Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (Unimontes - ISSN: 1982-0097). Participante de atividades do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em parceria com os Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMG, UFS e UFG. Coordenador do projeto de Extensão, na subárea de Geografia, do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania da Unimontes, onde promove o planejamento, orientação e coordenação da articulação dos acadêmicos de Geografia frente a docência em atividade de ensino para alunos da rede pública atendidos pela Universidade. Professor da educação básica de ensino no Colégio Imaculada Conceição (experiência em atividade docente desde 2010 no ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-vestibular, Pré-concursos e Cursos Técnicos). Pareceristas das Revistas Científicas: Inter-espaço (UFMA - ISSN: 2446-6549); Cerrados (Unimontes - ISSN: 2448-2692); Panorâmica (UFMT - ISSN: 2238-9210), Mais Dados (UFU - ISSN: 23581301) e membro do corpo editorial da Editora Unimontes. Professor-pesquisador com vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos; organizador e autor de livros; organizador de eventos acadêmicos de âmbito regional, nacional e internacional, participando de bancas e exercendo orientações de trabalho de conclusão de curso.

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Foi bolsista voluntária de Iniciação Científica no laboratório de Geografia Econômica (2021-2022).

Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia na linha de pesquisa Ensino, Métodos e Técnicas em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia(2012), graduada em Geografia (1992), Especialização em Geografia Regional do Brasil e de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Desenvolvimento Social (2007), pela Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Ensino da Geografia, Geografia Urbana, Educação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Espaço Urbano e Educação, Educação Superior e Desenvolvimento. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral-GPEGPSHI, e Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade - GPEEE, com base no Laboratório de Geografia e Educação Popular - LAGEPOP.

Luana Barbosa Durães, Universidade Estadual de Montes Claros

Pedagoga. Especialista em educação. Servidora da Universidade Estadual de Montes Claros.

Citas

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Estágio supervisionado

e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e

a escola. São Paulo: Cortez, 2014.

AROEIRA, Kalline Pereira. Estágios supervisionados na formação docente: educação

básica e educação de jovens adultos. In: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Org.).

Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos

entre a universidade e a escola. São Paulo: Cortez, 2014. p.24-42

BATISTA, Natália Lampert; DAVID, Cesar e; FELTRIN, Tascieli. Formação de

professores de Geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e

currículo escolar. In: Geografia Ensino & Pesquisa, v. 23, p.13-22, 2019.

CAIME, Flávia. Contextos discursivos sobre formação de professores e ensino de

história. Passo Fundo: UPF, 2008.

CAMPOS, Luciana Maria; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de

jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a

aprendizagem. In: Cadernos dos Núcleos de Ensino, nº 10, p.35-48, 2003.

CARNEIRO, Kleber Tuxen. Por uma memória do jogo: a presença do jogo na infância

de octogenários e nonagenários. 273 f. Tese (doutorado em Educação Escolar).

Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2015.

COSTA, Rosa Cristina. O jogo didático desafio e ciências: sistemas do corpo humano

como ferramenta para o ensino de ciências. 42 f. Trabalho de conclusão de curso.

Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro, 2017.

COSTA, Rosa Cristina; GONZAGA, Glaucia Ribeiro; MIRANDA, Jean Carlos.

Desenvolvimento e validação do jogo didático. In: Revista da Associação Brasileira de

Ensino de Biologia. nº 9, p.9-20, 2016.

FERENC, Alvanize Fernandes; DEROSSI, Caio Corrêa. O estágio curricular na formação

inicial de professores: um recorte. In: Argumentos Pró-Educação, v. 6, p.28-41, 2021.

FRANÇA, Dimar Souza. Formação de professores: A parceria Escola-Universidade e os

Estágios de Ensino. In: UniRevista, vol. 1, nº 2, p.11-24, 2005.

JOGOS ELETRÔNICOS. Atividades Personalizadas. In: <https://wordwall.net/pt>.

Acessado em: 16 mar. 2021.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brinquedo na educação: considerações históricas.

São Paulo: FDE, 1995.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo:

Cortez, 2011.

LAURENTINO, Carla Milena de Moura. Jogos digitais no contexto escolar. In: Revista

Intercâmbio, v. 17, n. 1, p.43-56, 2020.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Novo vírus: COVID-19. Disponível em:

https://www.who.int/emergencies/coronavirus-2019> Acessado em: 04 de mai. 2021.

ROCHA, Vanessa Tamiris Rodrigues. Uso de Jogos. In: WhatsApp [Grupo 6º E.F. AF.

REG]. Acessado em: 16 de mar. 2021

SANTOS, Vilmar Rodrigues dos. Jogos na escola: os jogos nas aulas como ferramenta

pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2014.

SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio supervisionado em pedagogia. Campinas:

Alínea, 2011.

SILVA, Amanda Karolayne Rodrigues; SANTOS, Letícia Gonçalves Silva; DIAS, Maria

Heloisa Pinheiro; VIDAL, Vitória Caroline; ALVES, Rahyan de Carvalho. Aprender

fazendo: breve relato de experiência a partir do estágio supervisionado em geografia

(Unimontes). In: Revista Ciranda, v. 4, n. 1, p.54-66, 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Archivos adicionales

Publicado

2024-10-18

Cómo citar

DE CARVALHO ALVES, R.; TAMIRIS RODRIGUES ROCHA, V.; PEREIRA DOS SANTOS, D.; BARBOSA DURÃES, L. Estágio Curricular Supervisionado e a utilização de jogos no ensino da geografia. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 20, n. 22, p. 1–12, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6314. Acesso em: 21 nov. 2024.