Estágio Curricular Supervisionado e a utilização de jogos no ensino da geografia
DOI:
10.46551/ees.v20n22art03Palabras clave:
Estágio, Ensino, Pesquisa, Jogos, ProfessorResumen
O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir da prática do uso de jogos didáticos como recursos para o processo de ensino e aprendizagem no campo da Geografia. Essa experiência se processou a partir da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia (ofertada pelo curso de Geografia licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES), desenvolvido em uma escola estadual localizada na cidade de Montes Claros (Minas Gerais), numa turma do 6° ano do Ensino Fundamental II. Para a realização deste trabalho utilizou-se como metodologia: i) revisão bibliográfica sobre as temáticas relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado e a aplicação de jogos didáticos e ii) apresentação do relato de experiência sobre o uso dos jogos didáticos aplicados no decorrer do exercício docente proporcionado pela disciplina supracitada.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Estágio supervisionado
e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e
a escola. São Paulo: Cortez, 2014.
AROEIRA, Kalline Pereira. Estágios supervisionados na formação docente: educação
básica e educação de jovens adultos. In: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Org.).
Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos
entre a universidade e a escola. São Paulo: Cortez, 2014. p.24-42
BATISTA, Natália Lampert; DAVID, Cesar e; FELTRIN, Tascieli. Formação de
professores de Geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e
currículo escolar. In: Geografia Ensino & Pesquisa, v. 23, p.13-22, 2019.
CAIME, Flávia. Contextos discursivos sobre formação de professores e ensino de
história. Passo Fundo: UPF, 2008.
CAMPOS, Luciana Maria; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de
jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a
aprendizagem. In: Cadernos dos Núcleos de Ensino, nº 10, p.35-48, 2003.
CARNEIRO, Kleber Tuxen. Por uma memória do jogo: a presença do jogo na infância
de octogenários e nonagenários. 273 f. Tese (doutorado em Educação Escolar).
Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2015.
COSTA, Rosa Cristina. O jogo didático desafio e ciências: sistemas do corpo humano
como ferramenta para o ensino de ciências. 42 f. Trabalho de conclusão de curso.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro, 2017.
COSTA, Rosa Cristina; GONZAGA, Glaucia Ribeiro; MIRANDA, Jean Carlos.
Desenvolvimento e validação do jogo didático. In: Revista da Associação Brasileira de
Ensino de Biologia. nº 9, p.9-20, 2016.
FERENC, Alvanize Fernandes; DEROSSI, Caio Corrêa. O estágio curricular na formação
inicial de professores: um recorte. In: Argumentos Pró-Educação, v. 6, p.28-41, 2021.
FRANÇA, Dimar Souza. Formação de professores: A parceria Escola-Universidade e os
Estágios de Ensino. In: UniRevista, vol. 1, nº 2, p.11-24, 2005.
JOGOS ELETRÔNICOS. Atividades Personalizadas. In: <https://wordwall.net/pt>.
Acessado em: 16 mar. 2021.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brinquedo na educação: considerações históricas.
São Paulo: FDE, 1995.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo:
Cortez, 2011.
LAURENTINO, Carla Milena de Moura. Jogos digitais no contexto escolar. In: Revista
Intercâmbio, v. 17, n. 1, p.43-56, 2020.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Novo vírus: COVID-19. Disponível em:
https://www.who.int/emergencies/coronavirus-2019> Acessado em: 04 de mai. 2021.
ROCHA, Vanessa Tamiris Rodrigues. Uso de Jogos. In: WhatsApp [Grupo 6º E.F. AF.
REG]. Acessado em: 16 de mar. 2021
SANTOS, Vilmar Rodrigues dos. Jogos na escola: os jogos nas aulas como ferramenta
pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2014.
SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio supervisionado em pedagogia. Campinas:
Alínea, 2011.
SILVA, Amanda Karolayne Rodrigues; SANTOS, Letícia Gonçalves Silva; DIAS, Maria
Heloisa Pinheiro; VIDAL, Vitória Caroline; ALVES, Rahyan de Carvalho. Aprender
fazendo: breve relato de experiência a partir do estágio supervisionado em geografia
(Unimontes). In: Revista Ciranda, v. 4, n. 1, p.54-66, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.