Metacognição e letramento digital:

proposta de intervenção pedagógica com foco na identificação de notícias falsas em contextos escolares

Autores/as

DOI:

10.46551/ees.v17n19a02

Palabras clave:

Estratégias metacognitivas de leitura, Letramento digital , Fake New , Proposta pedagógica de intervenção

Resumen

El presente estudio, realizado a nivel de maestría, en el ámbito del Programa de Maestría Profesional en Lenguas, tiene como objetivo relatar y discutir una propuesta de intervención pedagógica centrada en estrategias de lectura y alfabetización digital utilizadas por alumnos de 9º grado en la identificación de fake news en clases de Lengua Portuguesa. La hipótesis orientadora fue que, a través de una intervención pedagógica, los alumnos son capaces de comprender los hechos noticiosos y posicionarse frente a su naturaleza. Para apoyar la discusión, el marco teórico se basó en Alves Filho (2011), Dell'Isola (2001), Flavell (1976), Kleiman (2000), Solé (1998), Van Dijk (1988), entre otros. Metodológicamente, se trata de una investigación cualitativa de carácter aplicado, puesto que la propuesta es el resultado de actividades realizadas con la clase mencionada. Se verificó que los alumnos tuvieron éxito en la identificación de noticias falsas, cuando aliaron estrategias de lectura a estrategias de alfabetización digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bárbara Olímpia Ramos de Melo, UNIVERSIDADES ESTADUAL DO PIAUÍ

Bárbara Olímpia Ramos de Melo é Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É docente da graduação e do Programa da Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí.

Gerson Sousa Félix Teixeira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); em Linguística Aplicada pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI) e em Literatura e Outras Linguagens pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Teresina (FACET). Graduado em Pedagogia e em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pedagogo efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Luís Correia (PI). 

Citas

ALVES FILHO, Francisco. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas do leitor no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB pede afastamento do sniper que abateu sequestrador no RJ. Riachuelo em ação, 2019. Fonte: http://wwwriachueloemacao.blogspot.com/2019/08/a-comissao-de-direitos-humanos-da-oab.html?m=1Acesso em: 31 dez. 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 7. ed. Brasília: Câmara dos Deputados; Edições Câmara, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular.Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 13 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56621-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estrutura-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 set. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de EducaçãoFundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROWN, Ann Lesley. Metacognitivedevelopment and reading. Cambridge University Press, 1983.COSCARELLI, CarlaViana(Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016.DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura:inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001.

FIGUEIRAS, Filipo Pires. (Des)Notícia: a (des)construção de um gênero discursivo.Letras em Revista, Teresina, v. 08, n. 01, jan./jun. 2017.FLAVELL, Jhon. Metacognitionand cognitive monitoring. American Psychologist, 34, 906-911, 1976.

FLAVELL, Jhon. Speculations about the Nature and Development of Metacognition. In: WEINERT, Franz.; KLUWE, Rainer. (Orgs.). Metacognition, motivation, and understanding. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1, 1987. p. 21-29.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor:aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.

KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. 3. ed. Campinas: Pontes, 2008.

Mulher reza diariamente para boneco de 'Senhor dos Anéis' por engano. O Estado de São Paulo, 2017. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,mulher-reza-diariamente-para-boneco-de-senhor-dos-aneis-por-engano,10000097903. Acesso em 09 de set. 2019.

NOVAIS, Ana Elisa; RIBEIRO, Ana Elisa; D’ANDRÉA, Carlos. Wiki: escrita colaborativa. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 17, n. 101, p. 22-29, 2011.

SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros.O Letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual a partir de atividades com canções e outros textos multimodais em Língua Inglesa. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica). Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2017.

SIM-SIM. Inês.O Ensino de leitura: a compreensão de textos.Lisboa: Ministério da Educação, 2007.

SOLÉ,Isabel. Estratégias de leitura.Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Turistas franceses são presos na Itália por furto de 40 quilos de areia da praia. Portal G1, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2019/08/19/turistas-franceses-sao-presos-na-italia-por-furto-de-40-quilos-de-areia-da-praia.ghtml Acesso em: 31 dez. 2019.

Uma corrente de whatsapp pode atingir todos os brasileiros?Agência de Jornalismo Investigativo, 2017. Disponível em: http://apublica.org/2017/03/truco-uma-corrente-de-whatsapp-pode-atingir-todos-os-brasileiros/. Acesso em: 30 dez. 2019.

Urgente! Bactéria da Doença do beijo deve se alastrar no carnaval. Amazoniaqui, 2018. Fonte: https://amazoniaqui.com.br/urgente-bacteria-da-doenca-do-beijo-deve-se-alastrar-no-carnaval. Acesso em: 31 dez. 2019.

VAN DIJK, TeunAdrianus. News as discurse.New Jersey: Lawreence Erlbaum Associates, 1988.

Archivos adicionales

Publicado

2023-06-05

Cómo citar

RAMOS DE MELO, B. O.; SOUSA FÉLIX TEIXEIRA, G. Metacognição e letramento digital: : proposta de intervenção pedagógica com foco na identificação de notícias falsas em contextos escolares. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–24, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6454. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar