Proposta de atividade epilinguística para o ensino de concordância verbal

Autores/as

DOI:

10.46551/ees.v18n20a03

Palabras clave:

Concordância verbal, Atividades epilinguísticas, Ensino de gramática

Resumen

El objetivo de este estudio es proponer una actividad para la enseñanza de la concordancia verbal en 3ª persona del plural, un fenómeno lingüístico muy valorado en las clases de português, que, si no ocurre de acuerdo con la norma estándar, constituye un factor de distinción social estigmatizante. En este contexto, es importante que el abordaje del concordancia verbal se dé de forma más productiva, presentando actividades epilingüísticas, que sobresalen en la reflexión y toma de conciencia de cómo ocurren los fenómenos lingüísticos. Además, considerando que la concordancia verbal es un fenómeno variable en el portugués brasileño, es importante que sea abordado de acuerdo con los presupuestos de la pedagogía de la variación lingüística, que legitima la norma dominada por los estudiantes y la utiliza como punto de partida para la adquisición de normas prestigiosas. Este estudio es relevante porque propone material alineado con teorías lingüísticas innovadoras y, por tanto, con lineamientos oficiales presentes en documentos como PCN (1998) y BNCC (2017).

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Biografía del autor/a

Gustavo Henrique Viana Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2015). É especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2020) pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Letras (2019) pela mesma universidade, estudando, principalmente, sobre o ensino de gramática na educação básica à luz da Pedagogia da Variação e da Gramática Contextualizada. É Doutorando em Linguística pelo Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Atua como professor da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará, para a qual contribuiu, ainda, como elaborador de material didático e formador de pares.

Valdinar Custódio Filho, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Mestre (2006) e doutor (2011) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, atualmente realizando estágio pós-doutoral na mesma instituição. Professor adjunto K do Curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Ceará (2016 em diante). Membro do Grupo Protexto. Produtor de material didático para o ensino fundamental e o ensino médio. Experiência nas áreas de Linguística Textual, ensino-aprendizagem de língua portuguesa e formação de professores.

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Publicado

2023-08-25

Cómo citar

VIANA LOPES, G. H.; CUSTÓDIO FILHO, V. Proposta de atividade epilinguística para o ensino de concordância verbal. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–21, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6465. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar