Giro na Leitura:
uma proposta didática de leitura de crônicas para o Ensino Fundamental II
DOI:
10.46551/ees.v17n19a03Palabras clave:
Crônica, Clube de leitura, Formação do leitorResumen
Este trabalho apresenta uma proposta didática que objetiva promover a prática de leitura, por meio de atividades sequenciadas, explorando a interação dos estudantes com o gênero textual crônica, valorizando a compreensão leitora, mediante o uso da intertextualidade na construção dos sentidos dos textos. Questionamos se o trabalho com esse gênero textual, por meio do círculo de leitura proposto por Cosson (2020), poderia possibilitar o desenvolvimento de habilidades leitoras dos estudantes. As teorias sustentadoras deste trabalho são as do Clube de leitura, de Cosson (2020) e a Multimodalidade, de Kress e Van Leeuwen (2010), além dos estudos de Koch (2022) e Bakhtin (1992). Selecionamos seis crônicas, de Luis Fernando Veríssimo e Rubem Braga, para, sob a perspectiva da pesquisa-ação propositiva qualitativa, propormos ações leitoras e produtoras de fotocrônicas. Ressaltamos, assim, a importância dessas atividades, considerando o discurso entremeado pela observação arguta de um autor que fala e atua sobre a vida.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1992 p. 261-306.
BRAGA, Rubem. Mãe. In: BRAGA, Rubem. A cidade e a roça. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964, p. 57.
BRAGA, Rubem. Pedaços de cartas. In: BRAGA, Rubem. O homem rouco: crônicas. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1949.
BRAGA, Rubem. Recado ao Sr. 903. In: BRAGA, Rubem. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 1991.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. MARKHAM, Thom; LARNER, John; RAVITZ, Jason (Org.). Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores do ensino fundamental e médio. Tradução de Daniel Bueno. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BUNZEN, Clecio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: Bunzen, Clecio; Mendonça, Márcia (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
CÂNDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura. São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.
COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In: Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização: ROJO, Roxane; SALES, Glaís. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2022.
KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporany communication. London: Hodder Arnold, 2001.
MORAES, Carla Roselma Athayde. A crônica jornalística brasileira em João do Rio. RUA, Campinas, SP, v. 28, n. 1, p. 283-294, 2022.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
ROSA, João Guimarães. Campo Geral. In: ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
SABINO, Fernando. O homem nu. 24 ed. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 65-68.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VERISSIMO, Luis Fernando. Dois mais dois. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Santinho. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017, p. 33. 2004.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2022.
KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporany communication. London: Hodder Arnold, 2001.
MORAES, Carla Roselma Athayde. A crônica jornalística brasileira em João do Rio. RUA, Campinas, SP, v. 28, n. 1, p. 283-294, 2022.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
ROSA, João Guimarães. Campo Geral. In: ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
SABINO, Fernando. O homem nu. 24 ed. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 65-68.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VERISSIMO, Luis Fernando. Dois mais dois. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Santinho. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017, p. 33.
VERISSIMO, Luis Fernando. Lixo. In: VERISSIMO, Luis Fernando. O analista de Bagé. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação, Escola & Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.