Prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental: abordagem da storytelling como recurso

abordagem da storytelling como recurso

Autores/as

DOI:

10.46551/ees.v17n19a09

Palabras clave:

Análise linguística, Semiótica , Multiletramentos, Storytelling, Ensino

Resumen

Com o intuito apresentar uma pesquisa-ação, realizada no âmbito do PROFLETRAS, e apontar para formas de integração entre a prática de análise linguística e semiótica em ações didáticas de produção de textos multimodais, esta pesquisa assumiu a hipótese de que a abordagem de elementos linguísticos e semióticos prototípicos de gênero textual e/ou de seus recursos pode auxiliar no aprendizado da língua (SOUZA, 2021). Sob a perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012) e da análise linguística (MENDONÇA, 2006; 2007), foram realizadas ações que visavam formar usuários reflexivos e críticos quanto ao uso da língua e das linguagens. Pautada em princípios da sequência didática (COSTA-HUBES; SIMIONI, 2014), a exploração do recurso da storytelling em publicidades e propagandas, durante a ação didática, revelou progresso dos estudantes quanto ao reconhecimento e ao uso de mecanismos de produção de textos multimodais, apontando para o êxito da perspectiva e da metodologia empregadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cláudia Duarte Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialista no Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui graduação em Letras - Português (2012) e Inglês (2019) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente cursa Mestrado Profissional em Letras e Bacharelado em Tradução - Inglês pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como professora efetiva de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Ribeiro Junqueira localizada em Leopoldina - Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de educação e tecnologia com ênfase na Educação de Jovens e Adultos, na produção e no compartilhamento de material didático digital através de sites, blogs e canais pessoais.

Natalia Sathler Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta da faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. É professora permanente e, atualmente, coordenadora o mestrado profissional em Letras, PROFLETRAS/UFJF. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Obteve o título de mestre em Letras (área de concentração em Linguística) ainda nesta universidade, sob orientação da Prof. Dra. Nilza Barrozo Dias. Doutorou-se em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação da Prof. Dra. Maria Luiza Braga. Foi professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É autora de coleções de livros didáticos de língua portuguesa destinadas ao Ensino Fundamental. Coordena grupo de pesquisa em Análise Linguística na Escola. Atua como pesquisadora no laboratório Framenet Brasil.

Citas

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Análise e reflexão sobre a língua e as linguagens: ferramentas para os letramentos. In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena (Org.). Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010 155-182.

BATISTA-SANTOS. Dalve Oliveira; SANTOS, Ferreira dos. O ensino de língua portuguesa na perspectiva do professor: que gramática devemos ensinar?. Eutomia, Recife, v. 1, n. 23, p. 45-68, 2019.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BULL, Glen; KADER, Sara. Digital Storytelling in the Language Arts Classroom. Learning & Leading With Technology. Eugene, v. 32, n. 4, p. 46-49, dez. 2004.

CHISTÉ, Priscila de Souza. Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 3, p. 789-808, set. 2016.

COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição da; SIMIONI, Claudete Aparecida. Sequência Didática: uma proposta metodológica curricular de trabalho com os gêneros discursivos/textuais. In: BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; RIOS-REGISTRO, Eliane Segati. Experiências com Sequências Didáticas de Gêneros Textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

DUARTE-CORRÊA, Ana Cláudia. Storytelling como estratégia persuasiva em propagandas: caminhos para a análise linguística no ensino fundamental II. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2023.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2011.

GOMES, Andréia de Fátima Rutiquewiski; SOUZA, Sweder. Os módulos da sequência didática e a prática de análise linguística: relações facilitadoras. Revista (Con) Textos Linguísticos, Vitória, v. 9, n. 14, p. 8-22, 2015.

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; BARTIKOSKI, Fernanda Machado. À busca de um ensino renovado de gramática: convivendo com embate de identidades do professor de língua portuguesa no ensino de gramática. Eutomia, Recife, v. 1, n. 23, p. 1, nov. 2019.

LAMBERT, Joe. The World of Digital Storytelling. In: LAMBERT, Joe. Digital Storytelling: Capturing Lives, Creating Community. New York: Routledge, 2013, p. 37- 52.

LIMA, Maria Claudete, SOUSA, Camila Stephane Cardoso, MOURA, Ana Célia Clementino. A gramática nas escolas hoje: como agem e como pensam os professores. Eutomia, Recife, v. 1, n. 23, p. 23-44, jul. 2019.

MADDALENA, Tania Lucía. Digital Storytelling: uma experiência de pesquisaformação na cibercultura. 2018. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Humanidades: Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: Bunzen, Clécio; Mendonça, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação de professores. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 199-226.

MENDONÇA, Márcia. Análise Linguística: Refletindo sobre o que há de especial nos gêneros. In SANTOS, Carmi Ferraz, MENDONÇA, Márcia, CAVALCANTE, Marianne (org.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 73-88.

OLIVEIRA, Jurene Veloso dos Santos; SILVA, Simone Bueno Borges da. Os gêneros textuais digitais como estratégias pedagógicas no ensino de língua portuguesa na perspectiva dos (multi)letramentos e dos multiletramentos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, n. 3, p. 2162-2182, set. 2020.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA, Jacqueline. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues;

BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015, p. 115-145.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; CORDEIRO, Glaís Sales. Apresentação: gêneros orais e escritos como objetos de ensino: modo de pensar, modo de fazer. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola; trad. e org.

Roxane Helena Rodrigues Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 206-216, dez. 2014.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Os gêneros discursivos e a escola. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 7-34.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução

e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.

SIGILIANO, Natália Sathler. Análise linguística em livros didáticos: uma prática em transformação, um caminho possível. Caminhos em linguística aplicada. Taubaté, v. 25, n. 2, p. 1-23, 2º sem. 2021.

SOUZA, Teciene Cassia de. O trabalho com o gênero videoanimação em sala de aula: possibilidades de leitura. 2021. Dissertação (Mestrado profissional em educação) - Departamento de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Lavras. Lavras,

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez editora, 1986.

WACHOWICZ, Tereza Cristina. Análise linguística nos gêneros textuais. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Archivos adicionales

Publicado

2023-06-13

Cómo citar

DUARTE CORRÊA, A. C.; SATHLER SIGILIANO, N. Prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental: abordagem da storytelling como recurso: abordagem da storytelling como recurso. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a09. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6482. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar