O uso de pequenas narrativas como recurso argumentativo para a construção de posicionamentos emocionais:
Uma análise de um debate regrado na aula on-line de Língua Portuguesa durante a pandemia de Covid-19
DOI:
10.46551/ees.v17n19a07Palabras clave:
Teoria do Posicionamento , Debate regrado, Pequenas narrativas, Sala de aula, Covid-19Resumen
O presente artigo toma como embasamento teórico a Teoria do Posicionamento (Harré; Van Langenhove, 1999) e a Teoria de Micronarrativas (Georgakopoulou, 2006), para analisar a produção de posicionamentos de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental envolvidos em um debate regrado sobre o ensino remoto no contexto da escola pública brasileira em tempos de pandemia de coronavírus. Ficou demonstrado, através da análise dos dados orais gerados e transcritos conforme os pressupostos da Análise da Conversa Etnometodológica (LODER, 2008), o uso argumentativo e contraargumentativo de pequenas narrativas orais e ainda o recurso à emoção para a construção dos posicionamentos discentes no curso do debate oral. Fruto de uma dissertação desenvolvida no âmbito do PROFLETRAS, destaca-se com contribuições deste trabalho: a valorização da argumentação oral, do uso de pequenas narrativas e da educação das emoções na sala de aula de Língua Portuguesa.
Descargas
Citas
ANDRADE, D. N. P. Recomendações e Prescrições para a Saúde no Pós-Alta: a investigação de um programa educativo a pacientes cardiopatas sob uma perspectiva interacional. 2016. 217f. Tese de doutorado (Doutorado em Linguística Aplicada) –
UNISINOS, São Leopoldo, 2016.
BAMBERG, M. Stories: Big or small – Why do we care?. Narrative Inquiry, 16 (1), 139-147, 2006.
BAMBERG, M. & GEORGAKOPOULOU, A. Small stories as a new perspective in narrative and identity analysis. Text& Talk, 28 (3): 377-396, 2008.
DIVAN, L. M. F. Posicionamentos e Categorizações: mecanismos retóricos para apresentação/sustentação de pontos de vista em situações de conflito. 2011. 203f. Tese de doutorado (Doutorado em Linguística) – UFJF, Juiz de Fora, 2011.
DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Pour un enseignement de l’oral. Paris: ESF Éditeur, 1998.
EDWARDS, D; POTTER, J. Discursive Psychology. London: Sage, 1992.
GEORGAKOPOULOU, A. Small Stories, Interaction and Identities. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2007.
GEORGAKOPOULOU, A. The other side of the story: towards a narrative analysis of narratives-in-interaction. Discourse Studies. Sage Publication; 8 (2): 235-257, 2006.
HARRÉ, R; GILLETT, G. A mente discursiva: os avanços na Ciência Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ed., 1999.
HARRÉ, R.; VAN LANGENHOVE, L. (eds.). Positioning Theory: moral contexts of international action. Oxford and Massachussets: Blackwell Publishers, p. 1-13, 1999.
LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. In W. Labov, Language in the inner city. Philadelphia, University of Philadelphia Press, 1972.
LABOV, W. & WALETZKY, J. Narrative Analysis: oral versions of personal experience. In J. HELM (org) Essays on the verbal and visual arts. Seattle, University of Washington Press, 1967.
LODER, L. L. O modelo Jefferson de Transcrição: Convenções e Debates. In: LODER,
L. L; JUNG, N. M. (Orgs.). Fala em Interação Social: introdução à análise da conversa etnometodológica. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008, p. 127-161.
MULLER, A. S.; VIEIRA, A. T. O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON. EID&A – Rev. Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, mai/ago. 2020, n.
, v. 2, p. 29-48.
PARROTT, W. G. Positioning and the Emotions. In: HARRÉ, R; MOGHADDAM, F. (eds.) The Self and Others: Positioning Individuals and Groups in Personal, Political, and Cultural Contexts.Westport, Connecticut & London: Praeger, 2003.
RIBEIRO, B. T.; PEREIRA, M. G. D. A noção de contexto na análise do discurso. Veredas – Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, jul./dez. 2002, v. 6, n.2, p. 49-67.
SCHIFRIN, D. Discouse markers. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
SLOCUM-BRADLEY, N. The positioning diamond: a trans-disciplinary framework for discourse analysis. Journal for the Theory of Social Behaviour, v. 40, n. 1, 2009, p. 79-107.
UNESCO. Cultivar o bem-estar social e emocional de crianças e jovens durante crises. Brasil, 2020. Disponível em:
<https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373271_por/PDF/373271por.pdf.multi>.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação, Escola & Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.