Pesquisa em educação: elementos para pensar a educação escolar, seu impacto social, a importância da formação docente e de políticas públicas articuladas com as lutas pela escola pública
DOI:
10.46551/ees.v18n20art02Palabras clave:
Escola pública, Formação docente, Pesquisa, Movimentos sociaisResumen
Resumo: Este trabalho resulta da transcrição de uma fala ocorrida na mesa redonda de encerramento do XIV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (COPED), evento realizado na Unimontes em junho de 2023. Para tratar do tema geral da mesa “A Pesquisa em Educação: Políticas Públicas, Formação de Professores e Impacto Social” a fala parte de um estudo desenvolvido em uma favela na cidade de Belo Horizonte-MG. Exploram-se dados obtidos a partir de entrevistas realizadas com sujeitos envolvidos em lutas e movimentos sociais do território pesquisado com o propósito de suscitar reflexões sobre a educação escolar, seu impacto social, a importância da formação de professores e de políticas públicas articuladas com as lutas pela escola pública. Ressalta-se o fecundo diálogo que deve ser intensificado entre educação e movimentos sociais.
Descargas
Citas
AROYO, Miguel. Pedagogia em movimento: o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003.
FRANTZ, Fanon. Os condenados da terra. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2004.
ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Org.). Escutas sensíveis, vozes potentes: diálogos com mulheres que nos transformam. 1.ed. Teresina: Editora Cancioneiro, 2021.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Educação, Escola & Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.