Instituições Educacionais e Educação não institucionalizada: relações para transformação das instituições

Autores/as

  • Nubia Regina Moreira Educação Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

10.46551/ees.v18n20art04

Palabras clave:

Instituições educacionais, Educação não institucionalizada, Movimentos sociais

Resumen

Resumo: Este texto discute a educação não formal como elemento gerador de aprendizagens situadas para além da escola. Considera as relações entre instituições educacionais e educação não institucionalizada como de complementariedade, não antagonismo. Aponta, especificamente, para um tipo de pedagogia que pulsa em ONGs, movimentos sociais, associações de moradores, entre outros grupos que constituem espaços que se organizam em torno de lutas sociais, no sentido político do termo, proporcionando aprendizagens sobre a organização da sociedade e sobre seu próprio grupo. O texto conclui apontando que a maternagem de mentes proporciona autonomia e reconhecimento do eu no coletivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COLLINS, Patricia Hiil. Pensamento feminista negro: consciência, conhecimento e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

Archivos adicionales

Publicado

2023-09-29

Cómo citar

MOREIRA, N. R. Instituições Educacionais e Educação não institucionalizada: relações para transformação das instituições. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–8, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7043. Acesso em: 23 nov. 2024.