La importancia del rigor formativo y la metodología activa en el proceso de constitución humana

Autores/as

DOI:

10.46551/ees.v20n22art07

Palabras clave:

Educação, Práxis Pedagógica, Ensino, Aprendizagem

Resumen

Este ensayo pretende señalar caminos educativos que permitan a docentes y estudiantes reflexionar y actuar transformadores tanto en las dinámicas educativas como en las sociedades. El problema de investigación es: ¿Cuál es el papel del rigor formativo para la formación humana? ¿Cuál es el significado de la metodología activa como perspectiva de innovación y auténtica formación de los sujetos? ¿Es posible abordar el rigor formativo a través de la metodología activa? El objetivo de la investigación es analizar el papel del espacio educativo y su potencial en el desarrollo de procesos que promuevan la reflexión, la creatividad y la innovación. Se realiza metodológicamente una revisión bibliográfica con el fin de abrir horizontes investigativos sobre las perspectivas educativas actuales. Se entiende que el rigor es fundamental en el proceso de enseñanza y aprendizaje, y puede ser apalancado desde la metodología activa, que sitúa al estudiante como agente activo en la construcción del conocimiento y, propiamente, en el desarrollo de su condición humana en el mundo.

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Biografía del autor/a

Volnei Fortuna, Universidade La Salle Canoas - RS

Graduado em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Pós-Graduado em Educação, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, realizada pelo IFIBE,
em parceria com a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e Associação Cultural de Mulheres Negras de Passo Fundo (ACMUN). Formação Pedagógica de
Docente para a Educação Básica e Profissional, realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - Canoas
(UNILASALLE). Participou do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental do município de Passo Fundo. Foi educador do
IFRS Campus Sertão. Atuou como Coordenador de Projeto da Associação das Entidades do Projeto TransformAção. Foi professor da Pós-graduação Paulo Freire e a
Pedagogia da Libertação (CENSUPEG) e Coordenador Pedagógico do Colégio Salvatoriano Bom Conselho. Autor do livro Epistemologia, ética e práxis pedagógica
em Paulo Freire.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas - RS

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI -Campus Frederico Westphalen (2015), Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade (2020),Especialização em Psicopedagogia Institucional (2011), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade deTecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente do curso de Pedagogia, coordenadora e pesquisadorapermanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Tem experiência na Educação Básica,Ensino Técnico e de Idiomas, com ênfase na formação docente. Linha de pesquisa: Formação de Professores,Teorias e Práticas Educativas, atuando principalmente nos temas: formação docente, aprendizagem,protagonismo estudantil, autonomia, processos educativos, gestão e participação democrática, currículodisruptivo e políticas públicas educacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentescontextos - Unilasalle. Membro do Conselho Científico de Pesquisa e Extensão (CCPE) da Unilasalle. Membro doConselho Municipal de Educação do município de Canoas, RS (2019-2023). Tradutora da RIFP (RevistaInternacional de Formação de Professores), membro dos conselhos editorial das Edições Hipótese, RevistaVivências e Revista de Educação da ANEC. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro Educação eFormação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades,lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais einternacionais, e capítulos de livros.

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Publicado

2024-11-02

Cómo citar

FORTUNA, V.; SUSANA JUNG, H. La importancia del rigor formativo y la metodología activa en el proceso de constitución humana. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 20, n. 22, p. 1–17, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art07. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7123. Acesso em: 22 dic. 2024.