A Educação Libertadora e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia
possibilidades e desafios para a formação de professores
DOI:
10.46551/ees.v20n22art01Palabras clave:
Educação Libertadora, Formação de Professores, LGBTQIA fobiaResumen
O presente artigo buscou analisar as contribuições da Educação Libertadora para a formação de professores, no que se trata do enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação. Entende-se que este modelo educacional proposto por Paulo Freire em suas obras, contribui significativamente para a compreensão crítica da diversidade sexual nas escolas, sendo entendida, como uma possibilidade de enfrentamento à LGBTQIA+fobia, por ser considerada uma contraposição aos modelos bancários de educação, propostos pelas políticas educacionais contemporâneas. Para se chegar aos resultados, optou-se pela pesquisa bibliográfica, que ajudou na compreensão dos fatos que cercam a formação como um todo. Concluiu-se que a educação libertadora é considerada uma ameaça aos modelos propostos pelas políticas educacionais cercadas pelo neoconservadorismo e o neoliberalismo.
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