A avaliação da aprendizagem em ambientes gamificados: um mapeamento sistemático

Autores/as

DOI:

10.46551/ees.v19n21art06

Palabras clave:

Gamificação, Avaliação da Aprendizagem, Ambientes gamificados

Resumen

La gamificación ha sido considerada como una metodología de participación de los estudiantes que puede aplicarse en diferentes niveles y contextos educativos. Además del aspecto motivacional, se configura como una herramienta de evaluación del aprendijaze. Desde esta perspectiva, este estudio tuvo como objetivo investigar qué estrategias de evaluación del aprendizaje apoyan las prácticas pedagógicas que hacen uso de la Gamificatión. Se realizó un Mapeo Sistemático de la Literatura, que se basó em la base de datos SciELO, el Portal de Periódicos Capes y las revistas RENOTE, RBECT y RBIE. En principio se seleccionaron 56 artígos, de los cuales 7 fueron incluidos en el mapeo. Los resultados indican que existe una debilidad en el análisis específico de los métodos de evaluación del aprendizaje en contextos gamificados, siendo común la asociatión del proceso de evaluación, el recurso y la metodología utilizada. Esta brecha puede orientar nuevos estudios con énfasis en los procesos de evaluación del apendizaje en estos entornos.

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Biografía del autor/a

Sílvia Mourão Meireles, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola, pela Escola Superior de Administração (2017), em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2015), em Políticas Públicas em Educação pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2014) e em Direito Educacional pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2014). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2006).

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Doutorado/Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP), Professor do Centro Universitário Anchieta - UNIANCHIETA (Jundiaí, SP), e Associado Profissional no Pecege da USP/Esalq (Piracicaba/SP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem de tecnologias e matemática, conteúdos digitais interativos, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais e colaborativos, jogos para o ensino, etc.

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Publicado

2024-07-01

Cómo citar

MOURÃO MEIRELES, S.; SCHIMIGUEL, J. A avaliação da aprendizagem em ambientes gamificados: um mapeamento sistemático. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–16, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7203. Acesso em: 21 dic. 2024.