A mecanização da produção escrita na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Autores/as

  • Sandra Mara Mendes da Silva Bassani Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gilda de Almeida Bastos Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

DOI:

10.46551/ees.v18n20art10

Palabras clave:

Avaliação, Escrita dialógica, Redação do Enem

Resumen

Resumo: Este artigo busca fazer uma reflexão acerca dos mecanismos utilizados para avaliar a produção textual argumentativa como atividade de linguagem no Exame Nacional do Ensino Médio. Consolidada no modelo positivista por se tratar de um paradigma que não privilegia a organização de pensamentos autônomos e sim uma produção direcionada que se estrutura em um padrão de qualificação próprio, a avaliação da redação do Enem sustenta-se em um caráter classificatório, sendo um instrumento pragmático para a atribuição de notas e ranking do ensino público e privado no Brasil. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa que se orienta na análise de vários documentos disponibilizados pelo Ministério da Educação que tratam desse processo avaliativo, bem como obras que refletem sobre a escrita de textos. As análises demonstram um exame mecanizado e destituído de finalidades dialógicas, não considerando a escrita como princípio comunicativo e nem como forma emancipatória de expressão.

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Publicado

2023-12-19

Cómo citar

MENDES DA SILVA BASSANI, S. M.; DE ALMEIDA BASTOS, G. A mecanização da produção escrita na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–18, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art10. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7317. Acesso em: 24 nov. 2024.

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