A mecanização da produção escrita na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
DOI:
10.46551/ees.v18n20art10Palabras clave:
Avaliação, Escrita dialógica, Redação do EnemResumen
Resumo: Este artigo busca fazer uma reflexão acerca dos mecanismos utilizados para avaliar a produção textual argumentativa como atividade de linguagem no Exame Nacional do Ensino Médio. Consolidada no modelo positivista por se tratar de um paradigma que não privilegia a organização de pensamentos autônomos e sim uma produção direcionada que se estrutura em um padrão de qualificação próprio, a avaliação da redação do Enem sustenta-se em um caráter classificatório, sendo um instrumento pragmático para a atribuição de notas e ranking do ensino público e privado no Brasil. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa que se orienta na análise de vários documentos disponibilizados pelo Ministério da Educação que tratam desse processo avaliativo, bem como obras que refletem sobre a escrita de textos. As análises demonstram um exame mecanizado e destituído de finalidades dialógicas, não considerando a escrita como princípio comunicativo e nem como forma emancipatória de expressão.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta] teóricas e conceituais. São Paulo. Parábola Editorial, 2017.
BRASIL, Avaliações e exames da educação básica. 2005. Disponível em <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/enem_exame_nacional_do_ensino_medio_fundamentacao_teorico_metodo
logica.pdf> Acesso em: 03 set. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL, ENEM e outros documentos. 2020. Disponível em <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exameseducacionais/enem/outros-documentos> Acesso em: 03 fev. 2023.
BRASIL, Sinopses e Estatísticas do ENEM. 2021. Disponível em <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/enem> Acesso em: 04 fev.2023.
FERRAREZI JÚNIOR, Paulo; CARVALHO, Robson dos Santos de. Produção de textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola, 2015.
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação a produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola, 2009.
KOCK, Ingedore Vilaça & ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. 1ª ed., reimpressão – São Paulo: Contexto, 2018.
MICHAELIS. Dicionário online de português, UOL, 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=solu%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 17 set. 2022.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Educação, Escola & Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.