Avaliação da aprendizagem na educação superior: um desafio a ser enfrentado

Autores/as

  • Regina de Souza Alves Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas
  • Sílvia Helena Mendonça de Moraes Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Adriana Katia Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

10.46551/ees.v18n20art11

Palabras clave:

Educação superior, Avaliação educacional, Universidades

Resumen

Resumo: A avaliação da aprendizagem vem se configurando como um desafio para professores, alunos e gestão, pois, assim como a educação, não se trata de uma ação neutra, mas, ao contrário, está impregnada de sentidos, interesses e valores, consubstanciada em uma visão de ser humano, de mundo e de sociedade que a fundamente. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem está localizada em um cenário de múltiplas dimensões (política, pedagógica, social e econômica), havendo diferentes intencionalidades que podem afastá-la do objetivo de contribuir para a efetiva aprendizagem e a formação humana, tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e digna. Este artigo apresenta uma sistematização de concepções que podem contribuir para a compreensão do processo de avaliação na educação superior como um desafio, com a intenção de fortalecer a perspectiva emancipadora da educação e a necessidade da construção de projetos pedagógicos como instrumentos de resistência, bem como dos espaços coletivos de formação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AFONSO, A. J. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 487-507, jul. 2014.

ANTUNES, C. A avaliação da aprendizagem escolar: fascículo 11. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 67/2003. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais. MEC/CNE, 2003.

CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F.; DOURADO, L. F. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade, v. 22, n. 75, p. 67-83, ago. 2001.

CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, dez. 2003.

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2011. p. 208.

CUNHA, M. I. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação, Porto Alegre, v. XXVII, n. 54, set./dez., 2004, p. 525-536.

DEPRESBITERIS, L. Avaliação educacional em três atos [eBook]. 2. ed. São Paulo: Senac, 2017.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 193-207, mar. 2008.

DIAS SOBRINHO, J. Universidade fraturada: reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 20, n. 3, p. 581-601, nov. 2015.

DIAS SOBRINHO, J. Universidade em tempos ultraliberais. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 02, p. 288-293, jul. 2018.

GARCIA, J. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, maio-ago. 2009.

GIMENO SACRISTÁN, J. O que significa o currículo? In: GIMENO SACRISTÁN, J. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. 33. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014. p. 192.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. 46. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019. p. 160.

LIMA, K. R. S. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 86-94, jan./jun. 2011.

LUCARELLI, E. Las prácticas inovadoras en el aula universitaria: uma mirada desde la investigación. In: ZANCHET, B. M. B. A.; GHIGGI, G. (Orgs.). Práticas inovadoras na aula universitária: possibilidades, desafios e perspectivas. São Luís: EDUFMA, 2009. p. 17-46.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2015. p.448.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

MAGALHÃES, S. M. F.; GABRIELLONI, M. C.; SANNA, M. C.; BARBIERI, M. Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores. Acta Paul Enferm., São Paulo, v.30, n.3, p.247-53, 2017.

MÉNDEZ, J. M. A. A retórica da avaliação. In: MÉNDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 43-71.

PEREIRA, D. R.; FLORES, M. A. Percepções dos estudantes universitários sobre a avaliação das aprendizagens: um estudo exploratório. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 17, n. 2, p. 529-556, jul. 2012.

PEREIRA, I. D. F.; LAGES, I. Diretrizes Curriculares para a Formação de Profissionais de Saúde: Competências ou Práxis? Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 2, p. 319-338, maio/ago. 2013.

SGUISSARDI, V. O trabalho docente na educação superior no Brasil: heterogeneidade, insegurança e futuro incerto. Integración y Conocimiento, v.2, n.7, p. 142-162, 2017.

SORDI, M. R. L.; MALAVAZI, M. M. S. As duas faces da avaliação: da realidade à utopia. Revista de Educação PUC-CAMPINAS, Campinas, n. 7, p. 105-15, nov. 2004.

SORDI, M. R. L.; SANTOS, M.H.A. O lugar da avaliação das aprendizagens em uma perspectiva histórico-crítica. In: VEIGA, I.P.A; FERNANDES, R.C.A. (org.). Por uma didática da educação superior. 1.ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2020.

VASCONCELLOS, M. M. M.; SORDI, M. R. L. Formar professores universitários: tarefa (im)possível? Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 20, n. 57, p. 403-14, 2016.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 28. ed. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico - Campinas, SP: Papirus, 2010.

VILELA, N. S.; MELO, G. F.; DIAS, M. J. S. Avaliação da aprendizagem: perspectiva de professores e alunos da universidade federal de Uberlândia. Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 10, e019866, 2020.

Archivos adicionales

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

DE SOUZA ALVES, R.; MENDONÇA DE MORAES, S. H.; KATIA CORRÊA, A. Avaliação da aprendizagem na educação superior: um desafio a ser enfrentado. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art11. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7323. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.