A formação do professor na contemporaneidade: rumos atuais sob a Resolução CNE/CP nº 02/2019
DOI:
10.46551/ees.v20n22art06Palabras clave:
Contemporaneidade neoliberal, Formação de professores, BNC-Formação (2019)Resumen
Este artículo desarrolla una reflexión crítica sobre la formación docente en los tiempos neoliberales contemporáneos. Analiza, en una breve perspectiva histórica, el papel del docente en el proceso de enseñanza, según la Resolución CNE/CP nº 02/2019. Para ello, referenciados en el método de investigación materialista-dialéctico, se utilizan fuentes documentales y bibliográficas. En breve resumen, el artículo analiza el papel reservado al docente en el proceso educativo, considerando las determinaciones político-educativas matizadas por las nuevas Directrices para la Formación Docente, teniendo como premisa que BNC-Formação (2019) privilegia la formación docente de carácter técnico cuyo El pragmatismo pretende responder a las demandas del actual mercado laboral precario.
Descargas
Citas
ANDRADE, Antonia Costa; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; CABRAL,
Maria da Conceição Rosa. Política de formação de professores e professoras no
brasil: o programa residência pedagógica na região norte. Revista de educação,
linguagem e literatura. Dossiê Políticas de Educação Superior: tendências e
perspectivas, v. 13, 2021. Disponível em:
<https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/12236>. Acesso em: 20 nov.
BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés.
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista
HISTEDBR On-line, v. 11, n. 42, p. 94-112, 2011. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639868/7431
Acesso em: 19 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução
CNE/CP n. 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a
Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica
(BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2019.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 2/2015, aprovado em 9 de junho de 2015 – Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do
Magistério da Educação Básica. Brasília: CNE, 2015a.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 7 de janeiro de 2015 – Institui Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de
Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras providências. Brasília: CNE, 2015b.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 3, de 3 de outubro de 2018 – Altera o Art. 22 da
Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação
pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação
continuada. Brasília: CNE, 2018b.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 2 de julho de 2019 – Altera o Art. 22 da
Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de
formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a
formação continuada. Brasília: CNE, 2019c.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020 – Dispõe sobre as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da
Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de
Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: CNE, 2020b.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Seção 1, p. 1.
CAETANO, Maria Raquel. Lógica privada na educação pública, redes globais e a
formação de professores (Private logic in public education, global networks and
teacher training). Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 120-131, 2018.
Disponível em:
<https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2109/674>. Acesso em:
de dez. 2023.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. Cortez editora, 2018.
Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2010-
/2SF/Claudio/5Pesquisas_em_Ciencias_Humanas_Sociais.pdf>. Acesso em: 12 de
dez. 2024.
FARIAS, Isabel Maria Sabino. O discurso curricular da proposta para BNC da
formação de professores da educação básica. Retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 155-
, 2019. Disponível em:
<https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/961/pdf>. Acesso em 15 de
jan. 2024.
FERREIRA, Alexandre de Oliveira. Formação docente no Brasil: elementos de
tensão e disputa nas políticas educacionais. 2020. 188f. Tese (Doutorado em
Educação) – Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa, 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas,
Disponível em:
<https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pes
quisa_-_antonio_carlos_gil.pdf>. Acesso em: 17 de jan. 2024.
HOBOLD, Márcia Souza. FARIAS, Isabel Maria Sabino. Didática e formação de
professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das
DCNs. Revista Cocar, n. 8, p. 102-125, 2020. Disponível em:
<https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3050/1333>. Acesso em: 20
dez. 2023
PEREIRA, Jennifer Nascimento; EVANGELISTA, Olinda. Quando o capital educa o
educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-revista de educação, n. 10, p.
-90, 2019. Disponível em:
<https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664/18804>. Acesso em: 08
de jan. 2024.
SILVA, Kátia Augusta; PINHEIRO, Cordeiro Curado. Formação de professores na
Base Nacional Comum Curricular. Diálogos críticos, v. 2, p. 102-122, 2020.
Disponível em: <https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe2_ebook/artigo_03.html>.
Acesso em: 03 de nov. 2023.
TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a
pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Disponível em:
<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4233509/mod_resource/content/0/TrivinosIntroducao-Pesquisa-em_Ciencias-Sociais.pdf>. Acesso em: 22 de nov. 2023
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.