Avaliação e Educação Especial Inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino médio

Autores/as

DOI:

10.46551/ees.v19n21art04

Palabras clave:

Autismo, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Relato de Experiência

Resumen

Este artículo examina evaluaciones realizadas en una escuela secundaria estatal de Espírito Santo, con dos estudiantes de Educación Especial. Uno de los estudiantes tiene Trastorno del Espectro Autista y Discapacidad Intelectual (DI), mientras que el otro tiene DI y dificultades del habla debido a Encefalopatía Crónica. El estudio registra la experiencia de docentes que trataron con estos estudiantes, identificando obstáculos y oportunidades durante la evaluación del aprendizaje. Adaptar y personalizar las estimaciones para cada alumno fue fundamental, teniendo en cuenta sus necesidades específicas. El artículo destaca la importancia de incluir a los estudiantes con discapacidad en la evaluación y la necesidad de un enfoque pedagógico inclusivo que considere la diversidad de cada estudiante. La investigación destaca las posibilidades de incluir a los estudiantes en la evaluación, enfatizando la participación de profesionales de la educación, familiares y estudiantes en el proceso. El estudio muestra la importancia de un enfoque que valore la diversidad para la inclusión de todos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Bobbio Pontara, UNICSUL/SEDU-ES

Graduação em Farmácia Generalista - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2007), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Espínito Santo-(EAd) (2013); Pós-Graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes (2011); Mestre em Docência para a Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Centro Universitário Norte do Espírito Santo (2017). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Supervisora Pedagógica na Superintendência Regional de Linhares - Secretaria de Educação do Estado do ES. 

Carmem Lúcia Costa Amaral

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular III da Universidade Cruzeiro do Sul, vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e vice Coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. É professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de química, relação Ciência Tecnologia e Sociedade no ensino de química, temas transversais, ambiente virtual e jogos pedagógicos no ensino de química.

Citas

BRASIL. Lei 9.394/1996, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Brasília: Presidência da República,1996.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, [s. l.], v. 19, n. 41, p. 347-372, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educacional. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K. de; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. (Org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna. 2002.

MEYER, Anne; ROSA, David; GORDON, David. Desenho universal para a aprendizagem: Teoria e Prática. Wakefield, MA: Elenco Professional Publishing, 2014.

SERRA, Dayse. Inclusão e ambiente escolar. In: SANTOS, Mônica Pereira; MOREIRA, Marcos. Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Archivos adicionales

Publicado

2024-06-21

Cómo citar

BOBBIO PONTARA, A.; COSTA AMARAL, C. L. Avaliação e Educação Especial Inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino médio. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–15, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7637. Acesso em: 21 nov. 2024.