Crenças, atitudes e emoções na Educação Matemática

Autores/as

Resumen

Objetivamos identificar e discutir os saberes existenciais de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, refletindo sobre o domínio afetivo e a sua influência na Educação Matemática. A oficina Educação Matemática: crenças, atitudes e emoções foi desenvolvida na XVIII Semana de Iniciação Científica, da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus de Campos Sales, e contou com a participação de trinta e dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática. Na oficina, realizamos leitura de textos, dinâmicas individuais e em grupo, apresentação e discussão de slides. Identificamos que a maioria dos estudantes apresenta bom conhecimento sobre a Matemática, no entanto possui lacunas sobre os processos de aprender e de ensinar Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática. Domínio afetivo, Saberes docentes existenciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARGUIL, Paulo Meireles. Educação Matemática e Educação Infantil: esclarecendo alguns equívocos seculares. In: ANDRADE, Francisco Ari de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; CHAVES, Flávio Muniz (Org.). Educação, saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2016. p. 275-293.

BARGUIL, Paulo Meireles. Eu, pedagogo de mim! In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL; Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (Orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014a. p. 255-277.

BARGUIL, Paulo Meireles. O professor locutor e o estudante esponja. Crônica escrita em setembro de 2014b. Disponível em http://www.cronicadodia.com.br/2014/09/o-professor-locutor-e-o-estudante.html. Acesso em: 28 fev. 2016.

CURY, Helena Noronha. As concepções de Matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos. 1994. 276f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GÓMEZ CHACÓN, Inés Maria. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Tradução Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. rev. 1. reimp. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

SELBACH, Simone (Superv.). Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010. (Coleção Como Bem Ensinar)

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução Francisco Pereira de Lima. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Archivos adicionales

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

MORAES, R.; BARGUIL, P. Crenças, atitudes e emoções na Educação Matemática. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 13, p. 96–108, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/874. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos