Educação integral: desafios para a construção de uma escola de qualidade

Autores/as

  • Deide da Cunha Silva Fernandes Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Resumen

Repensar a educação é fundamental para que se alcancem os novos paradigmas impostos pela sociedade atual que dá um novo sentido ao papel social da escola. Nesse contexto emerge a educação integral, com o intuito de dar respostas às expectativas da sociedade que apresenta uma demanda por educação que não foram atendidas no passado. Experiências de ampliação do tempo escolar surgem no país através da criação de escolas de tempo integral. O número de escolas que atendem em regime integral tem acrescido a cada dia, assim como o número de modelos adotados, que tem por finalidade responder a uma diversidade de problemas sociais e consequentemente melhorar os resultados educacionais dos alunos. Servindo-se da análise bibliográfica sobre o tema, o presente trabalho destaca alguns pressupostos e condicionantes que se tornam fundamentais para o alcance dos propósitos da educação de tempo integral.

Palavras-chave: Educação Integral. Investimentos. Pressupostos. Condicionantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARROYO, Miguel Gonzales. O direito ao tempo de escola. Cadernos de Pesquisa. nº 65, 1988, p. 3-10.

BOMENY, Helena, A escola no Brasil de Darcy Ribeiro. Em Aberto, v.22, n.80, 2009, pp.109-120.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001: aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan.2001.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília.23 dez.1996.

CAVALIERE, Ana Maria; COELHO, Lígia Martha. Educação integral em tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002.

CAVALIERE, Ana Maria; COELHO, Lígia Martha. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, v.22, n.80, p.51-63, abr.2009.

EMERIQUE, Raquel. Do salvacionismo à segregação: a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública do Rio de Janeiro. 1997. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/PPCIS, 1997.

GONÇALVES, Sérgio Antônio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec. nº2. p.1-10. 2ºsemestre, 2006.

LUNKES, Arno Francisco. Escola em tempo integral: marcas de um caminho possível. 2004. Dissertação (Mestrado)Universidade Católica de Brasília/PPGE, 2004.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Escola pública em horário integral e inclusão social. Revista Espaço, n.27, jan./ jun.2007.

NUNES, Clarice. Centro Educacional Carneiro Ribeiro: concepção e realização de uma experiência de educação integral no Brasil. Em Aberto, v.22, n.80, p.121-134, abr.2009

PARO, V. et alii. A escola pública de tempo integral de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez Editora, 1988.

PARO, V. et alii. A escola pública de tempo integral: universalização do ensino e problemas sociais. Cadernos de Pesquisa, nº 65, 1988, pp. 11-20.

SAVIANI, Dermeval. A nova Lei da Educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.

Archivos adicionales

Publicado

2010-12-20

Cómo citar

DA CUNHA SILVA FERNANDES, D. Educação integral: desafios para a construção de uma escola de qualidade. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 3, n. 3, p. 31–43, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/96. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos