Vol. 15 Núm. 17 (2022): Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas
![Ver Vol. 15 Núm. 17 (2022): Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas](https://www.periodicos.unimontes.br/public/journals/11/cover_issue_331_pt_BR.png)
Incursões privadas na educação brasileira, historicamente recorrentes, vêm alçando espaços cada vez mais significativos, constituindo expressivas vigência e capilaridade após a reforma do Estado brasileiro, nos anos 1990, quando intensificaram-se as propostas e ações privadas e público-privadas no âmbito das políticas públicas educacionais, de natureza e contornos cada vez mais acentuados e heterogêneos.
Sobre esse percurso histórico, este dossiê discute as formas de privatização pelas vias da gestão, currículo, formação de professores, oferta de cursos, adoção de sistemas de apostilamento, consultorias jurídicas, administrativas e pedagógicas sobre todos os níveis e etapas da educação destinadas a alunos, professores e gestores. Analisa a captação de recursos e a propaganda midiática em torno da filantropia e da solidariedade social de empresas e da concentração de forças em torno da constituição hegemônica do projeto mercantil na escola pública. Problematiza a ação híbrida das parcerias na estruturação das formas de viver e pensar o mundo. Apreende a programação, o monitoramento e a avaliação das ações na educação pública. Dimensiona a ação do movimento privatista dos setores empresarial e financeiro, nacional e internacional, no âmbito do Estado capitaneando espaços e vozes como definidores de políticas públicas.
Dossiê — Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas
Entrevista
-
Privatização e Educação: análises contemporâneas
Visualizações do artigo: 173