Do pré-vestibular a caminho da universidade — política de inclusão social: o exemplo do Pré-Vest UENF em Campos dos Goytacazes à luz da centralidade da cidade no contexto do ensino superior no Norte Fluminense

Autores

  • Raphael Duarte Linhares dos Santos Braga Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos-Centro
  • Filipe Barbosa Volotão de Souza Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos-Centro
  • Hiury Lima do Rosário Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos-Centro
  • Wedson Felipe Cabral Pacheco Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Arinos

Resumo

No Brasil os cursos pré-vestibular sociais fazem parte de iniciativas coletivas pela democratização do ensino no país e o acesso ao Ensino Superior. Apesar do crescimento significativo desses cursos no país, dispomos ainda de poucas informações sobre a temática e por isso a importância de estudar sobre esta política de inclusão social. Neste artigo procuramos tematizar sobre a importância do Pré-Vest UENF como pré-vestibular no município de Campos dos Goytacazes que é uma centralidade de ensino superior na Região Norte Fluminense. Como metodologia foram feitas entrevistas com ex-alunos que passaram pelo curso pré-vestibular, além de dialogar com autores de grande impacto no contexto educacional no país.

Palavras-chave: Inclusão social. Ensino superior. Centralidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. p. 129-221

PIMENTEL, G. S. R. Clima organizacional e gestão democrática no contexto de uma universidade pública. Brasília, 2008. 112p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Brasília.

WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade. São Paulo: Brasiliense, 1999. (Coleção Primeiros passos; n. 91)

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2016

Como Citar

BRAGA, R.; SOUZA, F.; ROSÁRIO, H.; PACHECO, W. Do pré-vestibular a caminho da universidade — política de inclusão social: o exemplo do Pré-Vest UENF em Campos dos Goytacazes à luz da centralidade da cidade no contexto do ensino superior no Norte Fluminense. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 9, n. 9, p. 38–45, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/281. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos