Cosmovisão Cristã na Didática Magna de Comenius

Autores

DOI:

10.46551/ees.e202008

Palavras-chave:

Cosmovisão Cristã, Didática Magna, Comenius

Resumo

Este estudo, que se insere no campo da história das ideias pedagógicas, analisa o pensamento do educador João Amós Comenius (1592-1670) na sua obra clássica Didática Magna: a arte de ensinar tudo a todos, publicada em 1657. O objetivo é conhecer as propostas educacionais do autor, considerando o contexto em que foram elaboradas e a visão de mundo que as nortearam.  O referencial teórico para a referida análise é a sociologia da religião de Max Weber (2004), que aponta o impacto das convicções religiosas na ação social dos indivíduos. Analisa, neste caso, o impacto do “ascetismo intramundano” da ética protestante nas elaborações de Comenius. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como fonte principal a obra Didática Magna. O estudo possibilita uma compreensão das propostas educacionais de Comenius, articuladas ao espírito do século XVII e suas contribuições para a consolidação da ciência moderna.

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Publicado

01.12.2020

Como Citar

MEIRA, J. N. G.; XAVIER, W. L. V. Cosmovisão Cristã na Didática Magna de Comenius. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 13, n. 15, p. 1–20, 2020. DOI: 10.46551/ees.e202008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/3944. Acesso em: 23 nov. 2024.

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