As raízes epistemológicas do Método Paulo Freire de Alfabetização
DOI:
10.46551/ees.v14n16a06Palavras-chave:
Método de alfabetização, Paulo Freire, Epistemologia, EmancipaçãoResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em educação desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), cujo objetivo principal foi investigar as raízes epistemológicas que influenciaram Paulo Freire na elaboração de seu método de alfabetização. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica dos próprios escritos de Freire e de estudiosos de seu pensamento. Os resultados indicam que o método de alfabetização de Freire incorporou influências históricas, políticas e sociais vividas por ele no contexto do Nordeste brasileiro, onde existiam altas taxas de analfabetismo, desigualdade e pobreza. Atestam que seu método não se resume apenas codificar e decodificar letras e fonemas, mas em educar pessoas a se perceberem enquanto sujeitos conscientes de sua história e como agentes de transformação social.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire.18 ed. São Paulo, Brasiliense. 1981.
DICKMANN, I. A formação de educadores ambientais: contribuições de Paulo Freire. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
FEITOSA, S. C. S. Método Paulo Freire: princípios e práticas de uma concepção popular de educação. Dissertação (Mestrado em Educação- Filosofia da Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1999.
FREIRE, P. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Revista de Cultura da Universidade do Recife, n.4, p. 4-22, Abr./Jun., 1963. Disponível em: (http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/est.univ_.pdf). Acesso em: 20 mar. 2021.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GADOTTI, M. Alfabetizar e conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014.
MACIEL, J. A fundamentação teórica do Sistema Paulo Freire. Revista de Cultura da Universidade do Recife, n. 4, p. 25-55, abr./ju. 1963. Disponível em: http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/est.univ_.pdf. Acesso: 30 mar. 2021.
PELANDRÉ, N. L. Ensinar e aprender com Paulo Freire: 40 horas 40 anos depois. 3 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.
SIMÕES, J. Educação crítica e seu método. São Paulo: Edições Loyola, 1981.
STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.) Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.