O ensaio como forma e a narrativa como método: encontros com a Teoria Crítica e o feminismo negro

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a07

Palavras-chave:

Ensaio, Narrativa, Experiência, Teoria Crítica, Feminismo negro

Resumo

Resumo: Partindo do pensamento de autores da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Walter Benjamin, e de autoras do feminismo negro, em especial bell hooks e Patricia Hill Collins, este texto defende a escrita ensaística e narrativa como uma alternativa às formas enrijecidas de produção científica. Tanto o ensaio quanto a narrativa, por serem profundamente baseados na experiência, melhor refletem o objeto e suas transformações históricas, assim como as transformações subjetivas correspondentes. O enrijecimento da ciência manifesto no uso de fórmulas prontas de escrita dissertativa e na reprodução de metodologias consagradas pode ser identificado com o colonialismo (capitalista, racista, patriarcal). O pensamento desenvolvido pela Teoria Crítica e pelas autoras do feminismo negro podem atuar como diferentes caminhos de resistência a serem imitados e recombinados criativamente.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

10.08.2021

Como Citar

NASCIMENTO, R. B. do . O ensaio como forma e a narrativa como método: encontros com a Teoria Crítica e o feminismo negro. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–26, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a07. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4453. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares