Os Desafios da Educação Escolar Quilombola

Autores

DOI:

10.46551/ees.v16n18a06

Palavras-chave:

Comunidades quilombolas, Direito à educação, Políticas públicas, Relações étnico-raciais, Ações afirmativas

Resumo

Este artigo busca fazer um recorte histórico e conceitual relacionando a atual situação das comunidades quilombolas à herança advinda do passado escravista, de desigualdade racial e econômica, questões que influenciam o acesso à educação formal das comunidades quilombolas. Aponta-se os fatores históricos que dificultam o acesso e a permanência dessas comunidades no sistema educacional. Para a compreensão do processo educativo que acontece nessas escolas, necessita-se discutir o papel exercido pela educação formal diante das questões étnico-raciais, do preconceito e discriminação para com esses segmentos. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, realizando a revisão bibliográfica de obras que tratam da história da educação no Brasil e da situação dos quilombolas. O papel das políticas educacionais e do Estado na garantia de educação para os quilombolas deve ser realizado por meio de ações afirmativas que objetivem reparar toda a violência, descaso e desigualdade sofrida por esses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara Barbosa de Jesus, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias. Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Uruaçu. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: gbarbosadejesus@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0480-8528.

Maildes Helena de Carvalho Marques, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás

Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias. Professora da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: maildes01@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1267-9594.

Yara Fonseca de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-Doutora. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Professora titular da Universidade Estadual de Goiás, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: yarafonsecas09@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5725-478X.

Referências

APPLE, Michael. Política de direita e branquidade. A presença ausente da raça nas reformas educacionais. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, nº16, 2001.

BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da República, Brasília, DF, 10 jan. 2003.

BRASIL. Decreto Presidencial n. 4.887/03. Brasília: Presidência da República, 2003.

BRASIL. Decreto Presidencial n. 5051/04. Brasília: Presidência da República, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]. – 8. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013. 45 p. – (Série legislação; n. 102). Atualizada em: 8 mai. 2013.

CAMPOS, Margarida Cássia; GALINARI, Tainara Sussai. A educação escolar quilombola e as escolas quilombolas no Brasil. Revista NERA (UNESP), v. 35, p. 199-217, 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/viewFile/4894/3688 Acesso em 05 jun. 2021.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman. K.; LINCOLN, Yvona S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FERREIRA, Amarilio; BITTAR, Marisa. Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial. São Carlos: 2000.

FINLEY, Moises L. Escravidão antiga e ideologia moderna. Tradução de Norberto Luiz Guarniello. Rio de Janeiro: GRAAL, 1991.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petonilha Beatriz Gonçalves. Movimento Negro e Educação. Revista Brasileira de Educação. N.15. Set/out/nov/dez 2000. MORAES, Antonio Carlos Robert. Ideologias geográficas: Espaço, Cultura e Política no Brasil. São Paulo: Annablume, 2005.

MOURA, Clóvis. Os quilombos e a rebelião negra. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Concepções docentes sobre as relações étnico-raciais em educação e a lei 10.639. In: 30º Reunião anual da ANPED, 2007, Caxambu. 30º Reunião anual da ANPED: ANPEd: 30 ANOS DE PESQUISA E COMPROMISSO SOCIAL, 2007. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/concepcoes-docentes-sobre-relacoes-etnico-raciais-em-educacao-e-lei-10639 Acesso em 05 out. 2021.

OLIVEN, Arabela Campos. Ações afirmativas, relações raciais e política de cotas nas universidades: uma comparação entre os Estados Unidos e o Brasil. Educação, Porto

Alegre, a. 30, n. 1(61), p. 29-51, jan./abr. 2007. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/580.pdf Acesso em 05 out. 2021.

ROSSITO, Flávia Donini, et al. Quilombolas e outros povos tradicionais. ROSSITO, Flávia Donini; SILVA, Liana Amin Lima; TÁRREGA, Maria Cristina Vidotte Blanco; BOTELHO, Tiago Resende (org.) – Curitiba, PR: CEPEDIS, 2019.

SANTOS, H. Políticas públicas para a população negra no Brasil. ONU, 1999.

SILVÉRIO, Valter Roberto. Sons negros com ruídos brancos. In: ANPEd et al. Racismo no Brasil. São Paulo: ABONG, 2002.

SOUZA, Mario Antônia. Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais. Educação & Sociedade (Impresso), v. 33, p. 745-763, 2012.

TAVEIRA, Ana Celuta Fulgêncio. Comunidade remanescente quilombola Kalunga: direito à educação como expressão de cidadania no ensino fundamental / Tese (doutorado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Doutorado em Educação, Goiânia, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

14.11.2022

Como Citar

JESUS, G. B. de; MARQUES, M. H. de C.; SILVA, Y. F. de O. . Os Desafios da Educação Escolar Quilombola. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 16, n. 18, p. 1–17, 2022. DOI: 10.46551/ees.v16n18a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4634. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Publicação contínua